Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5363
Título: Influence of decision maker characteristics on representativeness heuristics bias
Influencia de las características del tomador de decisiones en el sesgo de representatividad heurística
Influência das características do decisor sobre os vieses da heurística da representatividade
Palavras-chave: Decision making; Heuristics of Representativeness; Bias
Toma de decisiones; Heurística de representatividad; Sesgo
Tomada de decisões; Heurística da Representatividade; Vieses
Tomada de decisão
Contabilidade Comportamental
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: Purpose: This research aims to verify the influence of demographic characteristics in the presence of the representativity heuristic and its bias in decision making. Methodology: This is a deductive, quantitative and descriptive survey. The sample consists of 93 students of accounting sciences from a federal university in southern Brazil. The percentage of responses and Logistic Regression were used for data analysis. Results: The results indicate that there is balance when analyzing the average of responses, with 49.46% of the responses showing the influence of biases in the representativeness heuristic. In contrast, 50.54% of the cases, rational mechanisms (without bias) supported the decisions. Regarding demographic characteristics, three of the five scenarios presented a significant odds ratio on their influence on the bias decisions of the representativeness heuristic. Among the characteristics, there are the age, gender and semester that the respondent is studying, as the most significant. These results reinforce the importance of paying attention to the presence and use of heuristics and biases when making decisions and the potential consequences, not always pleasant, resulting from them. Contributions of the Study: This contributes to the literature and practice by demonstrating which demographic characteristics most influenced decision making with the presence of cognitive biases.
Objetivo: Esta investigación tiene como objetivo verificar la influencia de las características demográficas en presencia de la heurística de representatividad y su sesgo en la toma de decisiones. Metodología: Esta es una investigación deductiva, encuesta, cuantitativa y descriptiva. La muestra está compuesta por 93 estudiantes de contabilidad de una universidad federal en el sur de Brasil. El porcentaje de respuestas y la regresión logística se utilizaron para el análisis de datos. Resultados: Los resultados indican que existe un equilibrio al analizar el promedio de respuestas, con 49.46% de las respuestas tienen la influencia del sesgo de la representatividad heurística. En contraste, el 50.54% de los casos, mecanismos racionales (sin sesgo) basaron las decisiones. En cuanto a las características demográficas, tres de los cinco escenarios presentaron un cociente de probabilidad significativo sobre su influencia en las decisiones de sesgo de la heurística de representatividad. Entre las características están la edad, el género y el semestre al que asiste el encuestado, como los más significativos. Estos resultados refuerzan la importancia de prestar atención a la presencia y el uso de heurísticas y sesgos al tomar decisiones y las posibles consecuencias, pero no siempre agradables, que resultan de ellas. Contribuciones del Estudio: Esto contribuye a la literatura y la práctica al demostrar qué características demográficas influyeron más en la toma de decisiones con la presencia de sesgos cognitivos.
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a influência das características demográficas na presença da heurística da representatividade e seus vieses na tomada de decisões. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa dedutiva, do tipo survey, quantitativa e descritiva. A amostra é composta por 93 alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal do Sul do Brasil. Utilizou-se o percentual de respostas e Regressão Logística para análise dos dados. Resultados: Os resultados apontam que há equilíbrio ao analisar a média de respostas, sendo que 49,46% das respostas apresentam a influência de vieses da heurística da representatividade. Em contrapartida, 50,54% dos casos, os mecanismos racionais (sem viés) embasaram as decisões. Quanto as características demográficas, três dos cinco cenários apresentaram razão de chance significativa sobre a influência destes sobre as decisões de vieses da heurística de representatividade. Dentre as características, têm-se a idade, o gênero e o semestre que o respondente está cursando, como as mais significativas. Estes resultados reforçam a importância de atentar para a presença e uso de heurísticas e vieses na hora de tomar decisões e as consequências potenciais, nem sempre agradáveis, delas decorrentes. Contribuições do Estudo: Contribui-se com a literatura e prática ao demonstrar quais características demográficas mais influenciaram a tomada de decisões com presença de vieses cognitivos.
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19180
10.21680/2176-9036.2020v12n2ID19180
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.