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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5419
Título: | Uma contribuição à discussão sobre a avaliação de desempenho das instituições federais de ensino superior: uma abordagem da gestão econômica |
Palavras-chave: | Performance Evaluation; Economic Management; Economic Result; Institutional Evaluation Avaliação de Desempenho; Gestão Econômica; Resultado Econômico; Avaliação Institucional |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
Descrição: | Starting from the presupposition that the economic result is the best efficiency measure for any kind of entity, this paper seeks to approach the problem about the evaluation of federal education institutions from the perspective of the economic management model, highlighting the conceptual and operational advantages of establishing an evaluation criterion in accordance with economic results. On the basis of the performance evaluation analysis realized by some scholars in higher education institutions, we describe some of the main deficiencies of the current evaluation models adopted by the government, mainly because they do not allow for the identification of the real contributions generated by these institutions in terms of social benefits that can be expressed as an economic value. We present an operational model for determining the economic result for this kind of entity, as well as an operational information model, highlighting the budgetary process and demonstrating its importance when generating information on the previewed and actual results, as a way of helping the management process, as well as when implementing corrective actions by managers for them to be able to optimize the results of their managerial actions, in search of the best economic result for the federal higher education institutions. Partindo do pressuposto de que o resultado econômico é a melhor medida de eficácia para qualquer tipo de entidade, o presente trabalho procura abordar a problemática da avaliação das instituições federais de ensino sob a ótica do modelo da gestão econômica, destacando as vantagens conceituais e operacionais de se estabelecer um critério de avaliação por resultados econômicos. A partir da análise feita por alguns estudiosos da avaliação de desempenho em instituições de ensino superior, são descritas algumas das principais deficiências dos modelos atuais de avaliação que são adotados pelo governo, principalmente pelo fato de não permitirem a identificação das reais contribuições geradas por estas instituições em termos de benefício sociais que possuem uma expressão econômica de valor. Um modelo operacional de apuração do resultado econômico para esse tipo de entidade é apresentado, bem como um modelo operacional de informação, com destaque ao processo de orçamentação, evidenciando sua importância na geração de informações sobre os resultados previstos e realizados como forma de subsidiar o processo de gestão e a implementação de ações corretivas por parte dos gestores a fim de que possam otimizar os resultados das suas ações gerenciais, na busca do melhor resultado econômico para as instituições federais de ensino superior. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5419 |
Outros identificadores: | https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34070 10.1590/S1519-70772002000100006 |
Aparece nas coleções: | Revista Contabilidade & Finanças - USP |
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