Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5457
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Adriana Maria Procópio de-
dc.creatorAssaf Neto, Alexandre-
dc.date2003-12-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:00:25Z-
dc.date.available2020-08-13T16:00:25Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34108-
dc.identifier10.1590/S1519-70772003000300002-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5457-
dc.descriptionImportantes avanços estão sendo constatados na forma de atuação das empresas. A moderna gestão de empresas descarta a postura convencional da busca pela medição do lucro e rentabilidade e cede espaço a uma gestão voltada à riqueza dos acionistas. O crescimento da competitividade costuma, ainda, exigir vultosos investimentos para ganhos adicionais de market share, avaliados, muitas vezes, como de difícil recuperação econômica. Criar valor aos acionistas demanda estratégias financeiras e novas medidas de sucesso empresarial, voltadas a agregar riqueza aos seus proprietários. Diante disso, exige-se da contabilidade uma atuação mais destacada e sofisticada, visando a cobrir as necessidades de informações dos vários agentes de mercado, dentro de um ambiente de moderna gestão das empresas. Os objetivos do estudo são: (i) constatar a importância da contabilidade na moderna administração empresarial; (ii) sensibilizar o pesquisador e profissional contábil da premente necessidade de modernização do sistema contábil; (iii) apresentar os fundamentos de um modelo de gestão baseada no valor, comparativamente aos procedimentos tradicionais de administração focada nos lucros; e (iv) constatar a relevância da informação contábil sob a ótica da essência econômica.-
dc.descriptionImportant advances are observed in the way companies perform. Modern company management discards the conventional profit and yield measurement position and gives room to management directed towards shareholder wealth. The growth of competitiveness usually demands great investments with a view to additional market share earnings, whose economic recovery is usually evaluated as difficult. Creating value for the shareholders demands financial strategies and new corporate success measures, aimed at adding wealth for its proprietors. Bearing this in mind, a more outstanding and sophisticated performance is demanded from accounting with a view to covering the information needs of the various market agents in a modern company management environment. This study aims to: (i) disclose the importance of accounting in modern company management; (ii) make researchers and accounting professionals aware of the urgent need to modernize the accounting system; (iii) present the foundations of a value-based management model, in comparison with the traditional profit-focused management procedures; and (iv) disclose the relevance of accounting information from the perspective of economic essence.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34108/36840-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 14 n. 33 (2003); 16-32-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 14 No 33 (2003); 16-32-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 14 Núm. 33 (2003); 16-32-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectaccounting; finance; accounting adjustments; corporate finance-
dc.subjectcontabilidade; finanças; ajustes contábeis; valor de empresas-
dc.titleA contabilidade tradicional e a contabilidade baseada em valor-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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