Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5475
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOno, Koki-
dc.creatorRobles Junior, Antonio-
dc.date2004-06-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:00:30Z-
dc.date.available2020-08-13T16:00:30Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34126-
dc.identifier10.1590/S1519-70772004000400005-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5475-
dc.descriptionEste artigo é resultado de estudo efetuado para formulação da Dissertação de Mestrado. Neste trabalho é abordado o referencial teórico sobre o Sistema de Gerenciamento de Custos, denominado "Target Costing", desenvolvido pelos japoneses nos anos sessenta, e que adotou a técnica americana chamada Engenharia de Valor, a qual consiste no cálculo do custo a partir do preço de venda estabelecido pelo mercado. Sua aplicação é especialmente importante num ambiente de competitividade empresarial. A pesquisa objetivou levantar dados e conhecer, através da pesquisa exploratória descritiva, quais métodos, sistemas ou técnicas de custeio são utilizados pelas empresas de médio e grande porte, localizadas em municípios do Estado de Santa Catarina, principalmente nas cidades de Itajaí, Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Brusque, Joinville e Tijucas, visando identificar propensões à utilização do Sistema de Gerenciamento de Custo "Target Costing". Adicionalmente, buscou-se levantar dados através da aplicação de questionários junto aos professores das disciplinas de custos, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração das Instituições de Ensino Superior nos municípios de Itajaí, Blumenau, Brusque, Joinville e Florianópolis.-
dc.descriptionThis article is the result of a study carried out in preparation for a Masters Dissertation and addresses the theoretical framework of the Target Costing Management System, developed by the Japanese during the 1960s. It is based on an American technique known as Value Engineering, which calculates the cost of a product based on the sale price determined by the market. Its application is particularly important in a competitive business environment. This study aims to collect data and find out, through a descriptive and exploratory research, which costing methods, systems or techniques are used by large and medium-size companies located in Brazilian towns in the State of Santa Catarina, specifically in Itajaí, Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Brusque, Joinville and Tijucas, in order to identify trends in the use of the "Target Costing" Cost Management System. Data were also collected by means of a questionnaire, applied among cost management teachers in undergraduate Accountancy and Business Administration courses in Higher Education Institutions in Itajaí, Blumenau, Brusque, Joinville and Florianópolis.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34126/36858-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 15 (2004): Número Especial; 65-78-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 15 (2004): Número Especial; 65-78-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 (2004): Número Especial; 65-78-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectTarget Costing; Costing Methods and Systems-
dc.subjectTarget Costing; Métodos e Sistemas de Custeio-
dc.titleUtilização do Target Costing e de outras técnicas de custeio: um estudo exploratório em municípios de Santa Catarina-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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