Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5488
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Anacleto Laurino-
dc.creatorRibeiro, Maisa de Souza-
dc.date2004-12-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:00:34Z-
dc.date.available2020-08-13T16:00:34Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34139-
dc.identifier10.1590/S1519-70772004000300002-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5488-
dc.descriptionO Balanço Social é uma demonstração que foi criada com a finalidade de tornar pública a responsabilidade social das organizações. Esse instrumento, que vem sendo amplamente discutido, fornece dados aos usuários da informação contábil a respeito das políticas internas voltadas à promoção humana de seus empregados e à qualidade de vida nas organizações; sobre a formação e distribuição da riqueza; da postura das entidades em relação ao meio ambiente e quanto a contribuições espontâneas à comunidade. No Brasil, sua elaboração ainda não é obrigatória e não existem modelos e indicadores oficiais de divulgação. Entretanto, um número cada vez maior de entidades de diversos setores está adotando tal prática, entre elas as indústrias analisadas no presente trabalho. Este estudo fez uma revisão dos conceitos e indicadores do referido relatório e, fundamentalmente, avaliou o conteúdo das informações que estão sendo fornecidas pelas maiores indústrias (maiores de acordo com o número de empregados) do Estado de Santa Catarina. A pesquisa mostrou que o Balanço Social vem sendo bastante difundido entre as empresas estudadas, porém em modelos diferentes; os indicadores divulgados são os mais variados; há ausência de algumas informações relevantes; os dados são de apenas dois períodos, fazendo com que os Balanços Sociais deixem de propiciar aos usuários uma utilidade mais ampla.-
dc.descriptionThe Social Audit is a statement that was created with a view to disclosing the social responsibility of organizations. This instrument, which has been widely discussed, provides users with accounting information regarding the organizations' internal policies on the human promotion of employees and the quality of life in organizations; the formation and distribution of wealth; the organizations' attitude in relation to the environment and spontaneous contributions to the community. In Brazil, the preparation of the Social Audit is still not mandatory and there are no official models or indicators for disclosing the data. However, an increasing number of organizations from various sectors are adopting the practice, including the companies analyzed in this research. This study provides a review on the concepts and indicators of the aforementioned report and, basically, evaluates the content of the information provided by the largest companies (by number of employees) in the state of Santa Catarina. The results reveal that Social Audits have been used by companies throughout the State. However, they use different models; disclose the indicators in a wide variety of forms; omit important information and provide data for two periods only, as a result of which Social Audits are not as useful to the users as they potentially could be.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34139/36871-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 15 n. 36 (2004); 21-34-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 15 No 36 (2004); 21-34-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 Núm. 36 (2004); 21-34-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectSocial Audit; Social Responsibility; Indicators; Economic and Social Information; Industries in the State of Santa Catarina-
dc.subjectBalanço Social; Responsabilidade Social; Indicadores; Informações Econômicas e Sociais; Indústrias do Estado de Santa Catarina-
dc.titleBalanço social: avaliação de informações fornecidas por empresas industriais situadas no estado de Santa Catarina-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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