Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5515
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marcos Antonio-
dc.creatorZanella, Fernando C-
dc.creatorNascimento, Auster Moreira do-
dc.date2005-12-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:00:39Z-
dc.date.available2020-08-13T16:00:39Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34166-
dc.identifier10.1590/S1519-70772005000300004-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5515-
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo básico desenvolver, com apoio no teste de causalidade de Granger, uma técnica de pesquisa que possa avaliar, no agregado de empresas e como uma alternativa ao estudo de caso, as estratégias de preços adotadas por empresas brasileiras. Em especial, busca-se distinguir aquelas empresas que adotam o custometa como estratégia, em relação àquelas empresas que adotam o custo mais margem ou, ainda, daquelas que não apresentam uma estratégia clara de preços e custos. Quarenta e sete empresas, de oito setores distintos, foram analisadas mediante a utilização do método de causalidade de Granger. Os resultados evidenciaram a falta de estratégia com relação à gestão de preços e custos das empresas, na maioria dos casos. Em particular, a hipótese da estratégia de custo-meta predominou somente no setor de distribuição de energia elétrica. Os resultados apresentados são suscetíveis a várias contribuições e podem servir como uma agenda para futuras pesquisas.-
dc.descriptionThis article aims to develop, based on the Granger-causality test, a research technique to assess, in business sectors and as an alternative for case studies, the price strategies adopted by Brazilian companies. It focuses on the differentiation between those companies which use target costing as a strategy from those using the cost plus margin, or yet, from companies without a clear strategy for establishing prices and costs. Forty-seven companies from eight different segments were analyzed through Granger causality. In most cases, the results revealed a lack of strategy in terms of company price and cost management. Target costing was only predominant in the electric power distribution sector. The research results suggest possibilities for future studies.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34166/36898-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 16 n. 39 (2005); 33-46-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 16 No 39 (2005); 33-46-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 16 Núm. 39 (2005); 33-46-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectTarget-cost; Price and Cost Management; Granger Causality-
dc.subjectCusto-meta; Gestão de Preço e Custo; Causalidade de Granger-
dc.titleUtilização do custo-meta por empresas brasileiras como estratégia de gestão: alguns estudos setoriais utilizando o método da causalidade de Granger-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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