Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5525
Título: O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de casos múltiplos
Palavras-chave: Balanced Scorecard; Strategic alignment; Information technology; Management Changes; IT alignment; Strategy planning
Balanced Scorecard; Alinhamento estratégico; Tecnologia da informação; Mudança gerencial; Alinhamento da TI
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: In the age of information and knowledge, information technology (IT) has revealed to be an increasingly important area for companies. Thus, the alignment between IT and strategy has been a constant worry among scientists and executives. Literature presents the Balanced Scorecard (BSC) as a management instrument that allows the organization to align with its strategy. In this context, with a view to analyzing the impact of the implantation of BSC on strategic alignment factors of IT with business, from a management perspective, we carried out a qualitative-exploratory research through a multiple case study in companies that implanted BSC and have an IT area. Evidence was collected trough focal interviews, a semistructured questionnaire, documents and direct observation. IT alignment factors were grouped in four categories: Social, Organizational, Planning and Behavioral. The results showed that the implantation of BSC provokes management changes that influence the four categories of IT alignment factors, transforming them into alignment facilitators and also contributing positively to the alignment between IT and the business.
Na era da informação e do conhecimento, a Tecnologia da Informação (TI) tem demonstrado ser cada vez mais uma importante área para as empresas. Por essa razão, o alinhamento da TI com a estratégia tem sido uma constante preocupação de cientistas e executivos. O Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como um instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Nesse contexto, com o objetivo de analisar os impactos da implantação do BSC nos fatores de alinhamento estratégico da TI com o negócio, sob a perspectiva dos gestores, realizou-se uma pesquisa exploratório-qualitativa, por meio de um estudo de casos múltiplos em empresas que implantaram o BSC e que possuem área de TI. As fontes de evidências foram: entrevistas focais, questionário semi-estruturado, documentos e observação direta. Os fatores do alinhamento da TI foram agrupados em quatro categorias: Social, Organizacional, Planejamento e Comportamental. Os resultados mostram que a implantação do BSC provoca mudanças gerenciais que influenciam nos fatores do alinhamento da TI das quatro categorias, transformando-os em fatores facilitadores do alinhamento e contribuindo positivamente para o alinhamento da TI com o negócio.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5525
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34176
10.1590/S1519-70772006000100004
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.