Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Junior, Jorge José Barros de-
dc.creatorPereira, Dimmitre Morant Vieira Gonçalves-
dc.creatorLopes, Jorge Expedito de Gusmão-
dc.date2008-04-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:01:02Z-
dc.date.available2020-08-13T16:01:02Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34255-
dc.identifier10.1590/S1519-70772008000100009-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5604-
dc.descriptionO presente estudo objetiva detectar, através dos seis níveis de conhecimento da Taxonomia de Bloom, qual a tendência das habilidades cognitivas requeridas, quando da demanda por profissionais contadores pela Administração Direta e Indireta da União, utilizando-se da análise das questões de algumas recentes provas de concursos (1999 a 2006), o que evidenciará um perfil de desempenho intelectual delineado por esse setor público. A partir dessa análise, busca-se fazer uma reflexão sobre os caminhos a serem percorridos, para que o profissional contador possa atingir as demandas de desempenho intelectual exigidas pelo atual cenário de desenvolvimento tecnológico e econômico mundial. O artigo foi desenvolvido utilizando-se do método indutivo, mediante pesquisas bibliográficas e documentais, além de técnicas de investigação estatística. Aborda-se o histórico das últimas mudanças ocorridas no mercado profissional, em especial do setor público, e o entendimento dos fundamentos da Taxonomia de Bloom, apresentando como proposta alguns indicadores de aprendizagem mais voltados para uma realidade atual. O resultado da pesquisa demonstrou que não se está exigindo dos candidatos ao cargo de contador (ou com especialidade em contabilidade) os mais altos indicadores de habilidades cognitivas. Verifica-se, portanto, a necessidade de mudanças efetivas nos rumos dessa profissão, para que se possa garantir o espaço almejado para todos aqueles que optaram em trabalhar e desenvolver as Ciências Contábeis.-
dc.descriptionThis study aims to detect, by means of the six knowledge levels in Bloom´s Taxonomy, tendencies in the cognitive abilities required when professional accountants are demanded by the Brazilian Direct and Indirect Administration, using the analysis of questions posed during some recent selection exams (1999 to 2006), to evidence the intellectual performance profile outlined by the public sector. Based on this analysis, attempts are made to reflect on future measures to allow professional accountants to comply with the intellectual performance demands posed by the current global technological and economic development scenario. The article was developed using the inductive method, through bibliographical and documental research, besides statistical research techniques. The history of the last changes occurred in the professional market is addressed, particularly in the public sector, as well as the understanding of the fundamentals of Bloom´s Taxonomy, proposing some learning indicators more directed at current reality. O resultado da pesquisa demonstrou que não se está exigindo dos candidatos ao cargo de contador (ou com especialidade em contabilidade) os mais altos indicadores de habilidades cognitivas. Verifica-se, portanto, a necessidade de mudanças efetivas nos rumos dessa profissão, para que se possa garantir o espaço almejado para todos aqueles que optaram em trabalhar e desenvolver as Ciências Contábeis. The research results showed that the highest cognitive skill indicators are not being demanded from candidate accountants (or with a specialization degree in accountancy). The need for effective changes are needed in where this profession is heading, in order to guarantee the space wanted by everybody who chose to work in and develop Accountancy.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34255/36987-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 19 n. 46 (2008); 108-121-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 19 No 46 (2008); 108-121-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 19 Núm. 46 (2008); 108-121-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectProfessional challenges; Professional Accountant; Cognitive Skills; Intellectual Performance-
dc.subjectDesafios Profissionais; Profissional Contador; Habilidades Cognitivas; Desempenho Intelectual-
dc.titleAnálise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na Administração Pública Federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da Taxonomia de Bloom-
dc.titleAnalysis of cognitive skills required from candidate accountants in the brazilian Federal Public Administration, using indicators based on Bloom's Taxonomy-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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