Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Tamires Sousa-
dc.creatorLima, Francielly Dornelas Correia-
dc.creatorOliveira, Ana Clara Lacerda de-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.date2015-04-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:01:40Z-
dc.date.available2020-08-13T16:01:40Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/98101-
dc.identifier10.1590/rcf.v26i67.98101-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5774-
dc.descriptionThis study aims to identify the primary problems faced by accounting professors both upon entry into the profession and during later phases. Thus, it seeks to answer the following research question: what are the problems perceived by accounting professors in Brazil during each phase of the professional life cycle? The data collection instrument was constructed based on the life cycles proposed by Huberman (2000) and the problems identified by Veenman (1984) and validated by a committee of experts (Delphi technique). The sample consisted of 574 Brazilian professors. The results indicate that the main problems faced by professors were the following: "lack of student motivation"; "heterogeneous classes"; "amount of administrative work"; "very large class size"; and "lack of time". It was also found that these problems tend to be the same during all phases of the professorial life cycle. However, these problems are more intense upon entry into the career; their importance decreases in each phase. It was also found that professors working for public versus private institutions confronted different problems. The large amount of administrative work and the lack of guidance by the higher education institution (HEI) are typical problems of public institutions. The degree level achieved by professors is also sensitive to the type of problems that they face. In other words, the lack of opportunities for additional training, the lack of HEI guidance, and the knowledge of academic standards are issues that most directly affect professors with lower professional degrees, whereas the lack of time and the large amount of administrative work are problems faced with greater intensity by professors with higher degrees.-
dc.descriptionEste estudo tem por objetivo mapear os principais problemas enfrentados pelos docentes de Contabilidade no ingresso na carreira e nas fases posteriores, assim, almeja responder à seguinte questão de pesquisa: quais são os problemas percebidos pelos docentes de Contabilidade no Brasil em cada fase do ciclo de vida profissional? O instrumento de coleta de dados foi construído a partir dos ciclos de vida propostos por Huberman (2000) e dos problemas levantados por Veenman (1984) e validados por uma comissão de especialistas (Técnica Delphi). A amostra foi composta por 574 professores brasileiros. Os resultados indicam que os principais problemas enfrentados pelos docentes foram: "falta de motivação dos alunos"; "heterogeneidade das classes"; "quantidade de trabalho administrativo"; "salas muito grandes"; e "falta de tempo". Também foi verificado que os problemas tendem a ser os mesmos, em todas as fases do ciclo de vida. No entanto, esses problemas são mais intensos no ingresso na carreira, diminuindo sua importância em cada fase. Também foram encontradas diferenças entre os problemas enfrentados por docentes vinculados a instituições públicas e privadas. A grande quantidade de trabalho administrativo e a falta de orientação da instituição de Ensino Superior (IES) são problemas típicos de instituições públicas. O nível de titulação também é sensível ao tipo de problema enfrentado pelo docente. Ou seja, a falta de condições para se qualificar, a falta de orientações por parte das IES e o conhecimento das normas acadêmicas são problemas que afetam mais diretamente os docentes menos titulados, enquanto a falta de tempo e a grande quantidade de trabalho administrativo são problemas enfrentados com maior intensidade pelos docentes de maior titulação.-
dc.formatapplication/pdf-
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dc.languageeng-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/98101/96936-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/98101/96937-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 26 n. 67 (2015); 93-105-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 26 No 67 (2015); 93-105-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 26 Núm. 67 (2015); 93-105-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.titleProblemas Percebidos no Exercício da Docência em Contabilidade-
dc.titlePerceived Problems of Being an Accounting Teacher-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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