Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSincerre, Bianca Piloto-
dc.creatorSampaio, Joelson O.-
dc.creatorFamá, Rubens-
dc.creatorSantos, José Odálio dos-
dc.date2016-12-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:01:51Z-
dc.date.available2020-08-13T16:01:51Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/121490-
dc.identifier10.1590/1808-057x201601660-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5822-
dc.descriptionO objetivo deste artigo é analisar o gerenciamento de resultados (GR) por ocasião do evento de emissão de títulos de dívidas (debêntures) das empresas listadas na BM&FBOVESPA. O GR é uma intervenção proposital nos relatórios financeiros externos, a fim de obter algum ganho privado. Essa prática é especialmente importante no momento de emissão de debêntures; isso porque, se os resultados forem inflados, os investidores podem pagar um preço artificialmente elevado. Para mensurar o gerenciamento de resultados, utilizaram-se como proxy as acumulações discricionárias correntes com base nos modelos econométricos de Jones Modificado e Jones Modificado com ROA. Todas as regressões consideraram os efeitos fixos das empresas e efeitos temporais das análises. Encontraram-se evidências de que as empresas inflam seus resultados financeiros no período de emissão, com a finalidade de influenciar positivamente seus investidores. Os resultados sugerem que há gerenciamento no trimestre que antecede a emissão (t = -1), apontando a influência que os investidores podem ter sofrido na sua decisão de investir em debêntures dessas empresas. Adicionalmente, constatou-se que empresas com maiores índices de endividamento, rentabilidade e crescimento de vendas apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados. A reputação do auditor não se mostrou estatisticamente significante em relação à redução do nível de gerenciamento. Os resultados também apontam que empresas listadas no Nível II e no Novo Mercado apresentaram maiores níveis de gerenciamento, ao considerar o modelo de Jones Modificado com ROA. Portanto, pode-se concluir que há maior nível de gerenciamento de resultados das empresas que emitem debêntures no período que antecede a emissão. Finalmente, a variável que está diretamente relacionada com o nível de gerenciamento é o crescimento de vendas.-
dc.descriptionThe aim of this paper is to analyze earnings management (EM) surrounding debenture issues of companies listed on the BM&FBOVESPA. EM is an intentional intervention in external financial reports in order to obtain some private gain. This practice is especially important at the time of issuing debentures because if earnings are inflated, investors may pay an artificially high price. To measure earnings management, current discretionary accruals were used as a proxy, based on the Modified Jones and Modified Jones with ROA econometric models. All of the regressions considered the fixed effects of the companies and the time series effects of the analyses. Evidence was found that companies inflate their financial results in the issuing period in order to positively influence their investors. The results suggest that there is EM in the quarter preceding the issue (t = - 1), indicating the influence that investors may have been under when making the decision to invest in debentures from these companies. In addition, it was verified that companies with higher debt, profitability, and sales growth ratios have higher levels of earnings management. The reputation of the auditor was not statistically significant regarding reductions in the level of management. The results also show that companies listed on Level II and New Market had higher levels of management when considering the Modified Jones with ROA model. Therefore, it can be concluded that there is a greater level of earnings management in companies that issue debentures in the period preceding the event. Finally, the variable that is directly related to the level of earnings management is sales growth.-
dc.formatapplication/pdf-
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dc.languageeng-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/121490/118375-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/121490/118376-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 27 n. 72 (2016); 291-305-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 27 No 72 (2016); 291-305-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 27 Núm. 72 (2016); 291-305-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.titleDebt Issues and Earnings Management-
dc.titleEmissão de Dívida e Gerenciamento de Resultados*-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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