Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5872
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Edicreia Andrade dos-
dc.creatorAlmeida, Lauro Brito de-
dc.date2018-04-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:02:05Z-
dc.date.available2020-08-13T16:02:05Z-
dc.identifierhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141340-
dc.identifier10.1590/1808-057x201804890-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5872-
dc.descriptionEste estudo investiga, sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado, a intenção de 691 alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas do estado do Paraná em seguir carreira na área contábil. Para análise, a amostra foi seccionada em dez mesorregiões, seguindo o critério do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Nos dados coletados foram aplicadas as técnicas de estatística descritiva e equações estruturais. As hipóteses de pesquisa foram corroboradas na maioria das mesorregiões e os principais achados evidenciam que as variáveis atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido afetam a intenção dos alunos em seguir uma carreira na área contábil. As amostras de seis mesorregiões (1. Metropolitana de Curitiba; 2. Centro-Oriental; 4. Norte-Central; 5. Noroeste; 6. Oeste; e 9. Centro-Sul), nas quais as três hipóteses foram corroboradas, representam as maiores e mais desenvolvidas cidades paranaenses. Os resultados nas 10 mesorregiões estudadas explicam a variância da intenção entre 27,84% a 64,31%. Os achados desta pesquisa contribuem para a compreensão dos perfis dos concluintes em contabilidade das instituições públicas do estado do Paraná, fornecendo elementos para subsidiar os gestores das instituições na análise e elaboração de estratégias diferenciadas em relação aos currículos e abordagens do curso conforme a região de atuação. Ainda neste sentido, os órgãos reguladores podem utilizar estes achados como base para pesquisas aprofundadas a respeito das variáveis que influenciam a intenção dos futuros profissionais e para elaborarem políticas que orientem as instituições no desenvolvimento de cursos com conteúdos mais adequados e consistentes para o mercado.-
dc.descriptionThis study investigates the intention of 691 students graduating from Accounting courses at public universities in the state of Paraná to pursue a career in the area of accounting, based on the Theory of Planned Behavior. For the analysis, the sample was divided into ten mesoregions according to the criteria of the Paranaense Institute for Economic and Social Development (Ipardes). The data collected were treated using descriptive statistics and structural equations techniques. The research hypotheses were corroborated in most of the mesoregions and the main findings show that attitude, subjective norm, and perceived behavioral control variables affect the students' intention to pursue a career in the area of accounting. The samples for six mesoregions (1. Curitiba Metropolitan Area, 2. East Center, 4. North Central, 5. Northwest, 6. West, and 9. South Center), in which the three hypotheses were corroborated, represent the largest and most developed cities in Paraná. The results in the ten mesoregions studied explain an intention variance of between 27.84% and 64.31%. The findings of this research contribute to understanding the profiles of accounting graduates from public institutions in the state of Paraná, providing elements to support the managers of the institutions in analyzing and elaborating differentiated strategies in relation to course curricula and approaches, according to the particular region. In addition, regulatory agencies can use these findings as a basis for in-depth research on the variables that influence the intentions of future professionals and to develop policies that guide institutions in developing courses with more adequate and consistent content for the market.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languageeng-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141340/136379-
dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141340/136380-
dc.rightsCopyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; v. 29 n. 76 (2018); 114-128-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol 29 No 76 (2018); 114-128-
dc.sourceRevista Contabilidade & Finanças; Vol. 29 Núm. 76 (2018); 114-128-
dc.source1808-057X-
dc.source1519-7077-
dc.subjectAccounting career; Theory of Planned Behavior; behavioral intentions; mesoregions-
dc.subjectcarreira contábil; Teoria do Comportamento Planejado; intenção comportamental; mesorregiões-
dc.titleSeguir ou não carreira na área de contabilidade: um estudo sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado-
dc.titleTo pursue a career in accounting or not: a study based on the Theory of Planned Behavior-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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