Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5988
Título: GERENCIAMENTO DO RESULTADO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO ATRAVÉS DOS JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO
Palavras-chave: Gerenciamento de Resultados; Políticas de Remuneração dos Acionistas; Juros sobre Capital Próprio
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Descrição: Este estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre a remuneração por meio dos juros sobre capital próprio e a variabilidade do lucro contábil e a variabilidade do lucro tributável. As empresas analisadas representam 28,8% das que distribuíram juros sobre capital próprio no período entre os anos de 2006 e 2011. Para validação e interpretação dos dados, foram realizadas análises descritivas, análise de correlação e de regressão linear múltipla, para dados longitudinais (dados em painel) por meio de Equações de Estimação Generalizadas (Generalized Estimating Equation). Como resultado, verificou-se que, em geral, as empresas não utilizavam esses juros para reduzir a variabilidade dos resultados (por meio do aumento ou redução dos dispêndios tributários, que podem variar em função do nível de juros sobre capital pagos). A exceção ocorreu para as empresas do Nível 1 da classificação de Governança Corporativa, às quais os dados indicam a utilização dos juros sobre capital próprio para essa prática de suavização. Quanto ao gerenciamento do lucro tributável, em geral, há indícios de que essa métrica influencia a decisão pela remuneração por meio dos juros sobre capital, o que é um indício de que a redução do ônus tributário, neste caso, é o que importa na decisão de tal meio de remuneração.
Outros identificadores: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/7461
10.18028/rgfc.v8i2.7461
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.