Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.creatorCanan, Ivan-
dc.creatorBirk, Graziele-
dc.date2017-08-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:18:18Z-
dc.date.available2020-08-13T16:18:18Z-
dc.identifierhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/2798-
dc.identifier10.18028/rgfc.v7i3.2798-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5997-
dc.descriptionA divulgação científica, compreendida como a parte da difusão científica que é direcionada à população leiga e que requer um processo de decodificação das informações de ciências e tecnologia, é parte das políticas públicas institucionalizadas no país para a inclusão social. Este trabalho investiga como essa prática tem ocorrido nos websites das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, mais especificamente nas páginas dos cursos de Ciências Contábeis. Utilizando como metodologia a análise de conteúdo, os resultados apontam que as instituições tendem a manter uma comunicação direcionada à população em geral que apresenta relações com saberes desenvolvidos na academia, em uma prática que pode ser considerada divulgação científica. Entretanto, o conteúdo das mensagens se caracterizam pela delimitação em torno de conceituações da contabilidade, mercado de trabalho e atuação profissional, perfil do contador e objetivo dos cursos. A frequência das mensagens, aliado ao conteúdo, sugere que há um fenômeno nacional das IES utilizarem os websites numa comunicação aparentemente paradoxal: ao mesmo tempo buscam aproximar os saberes da contabilidade à população leiga, porém denotando que o domínio dos saberes é possível somente aos iniciados.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/2798/2429-
dc.rightsDireitos autorais 2017 Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.sourceRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade; v. 7, n. 3 (2017): set./dez.; 23-38-
dc.source2238-5320-
dc.source10.18028/rgfc.v7i3-
dc.subjectDifusão Científica; Divulgação Científica; Contabilidade; Instituições de Ensino Superior (IES); Análise de Conteúdo-
dc.titleDIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE: ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS WEBSITES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.