Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6065
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Campo DCValorIdioma
dc.contributorPrograma de Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá-
dc.creatorSilva, Guilherme de Oliveira-
dc.creatorSilva, Antonio Carlos Magalhães da-
dc.creatorVieira, Paulo Roberto da Costa-
dc.creatorNeves, Myrian Beatriz Eiras das-
dc.creatorDesiderati, Michele do Carmo-
dc.date2017-08-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:18:28Z-
dc.date.available2020-08-13T16:18:28Z-
dc.identifierhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726-
dc.identifier10.18028/rgfc.v7i3.3726-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6065-
dc.descriptionO trabalho visa analisar como a alfabetização e a educação financeira são aferidas a fim de se encontrar evidências que comprovem a distinção entre estes conceitos. Entender e identificar a existência de diferenças entre tais variáveis possibilita a adoção de políticas governamentais e programas educacionais voltados diretamente para o aumento do conhecimento financeiro dos indivíduos. Segundo pesquisas, 47% dos estudos analisados sobre o tema utilizam os termos alfabetização financeira e educação financeira como conceitos sinônimos.Para atingir os objetivos do estudo, realizou-se uma pesquisa de survey em três amostras selecionadas por conveniência, sendo uma Fundação Autárquica Federal, uma Instituição Superior de Ensino de Capital Aberto e uma Instituição Superior de Ensino Público Federal. A coleta de dados foi conduzida com a aplicação de um questionário estruturado, a partir das questões mais relevantes sobre o assunto encontradas na literatura. Foram utilizadas escalas do tipo likert de cinco pontos, escalas numéricas, variáveis dummy e escalas dicotômicas. O tratamento dos dados se deu por meio de regressão linear múltipla, onde foram aplicados métodos estatísticos de mínimos quadrados ordinários, testes T e F, além de análises descritivas.Os resultados dos modelos indicam a existência de diferenças conceituais entre alfabetização e educação financeira. Assim sendo, devem-se adotar métricas distintas para medir cada indicador. Além disso, verificou-se também a importância da taxa de poupança presente em todos os indicadores.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726/2444-
dc.rightsDireitos autorais 2017 Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.sourceRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade; v. 7, n. 3 (2017): set./dez.; 279-298-
dc.source2238-5320-
dc.source10.18028/rgfc.v7i3-
dc.subjectAlfabetização financeira; Educação financeira; Mínimos Quadrados Ordinários.-
dc.titleALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA VERSUS EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

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