Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues Sobrinho, William Brasil-
dc.creatorRodrigues, Herbert Simões-
dc.creatorOliveira, Isaac Gezer Silva de-
dc.creatorAlmeida, José Elias Feres de-
dc.date2014-08-11-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:18:36Z-
dc.date.available2020-08-13T16:18:36Z-
dc.identifierhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/537-
dc.identifier10.18028/rgfc.v4i2.537-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6122-
dc.descriptionA competição do mercado possui um efeito disciplinador para as firmas, podendo contribuir para melhoria da governança corporativa e redução dos custos de contratos. Em razão do aumento do fluxo das informações e possibilidade de uma maior comparação entre as firmas do mesmo setor, a competição pode limitar a discricionariedade do gestor, inclusive tendo impacto direto na qualidade da informação contábil. Partindo desse pressuposto o presente trabalho investiga a relação existente entre o ambiente competitivo, no qual a firma encontra-se inserida, e a persistência dos lucros e seus componentes (accruals e fluxo de caixa), na obtenção dos lucros e retornos das firmas em períodos seguintes. Foram utilizados como base, o modelo de Dechow (1994), Sloan (1996) e o modelo adaptado de Ali; Hwang; Trombley (2000). Como proxy para a competição foi utilizado o índice de Herfindahl-Hirschman. A amostra contempla as empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa durante o período compreendido entre 2006 e 2012. Os resultados de um modo geral indicam que para a amostra analisada a estrutura de mercado (nível de competição) altera a relevância do fluxo de caixa e em setores mais concentrados (menos competitivos) os lucros e retornos são superiores.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/537/571-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/downloadSuppFile/537/28-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/downloadSuppFile/537/69-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/downloadSuppFile/537/70-
dc.sourceRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade; v. 4, n. 2 (2014): maio/ago.; 54-72-
dc.source2238-5320-
dc.source10.18028/rgfc.v4i2-
dc.subjectAccruals; Competição; Retornos de Ações; Mercado de Capitais-
dc.titleA COMPETIÇÃO DO MERCADO, IMPACTO NOS COMPONENTES DO LUCRO CONTÁBIL E NO RETORNO DAS AÇÕES-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

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