Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Claudio de Souza-
dc.creatorMiranda, Raissa Alvares de Matos-
dc.creatorAraújo, Adriana Maria Procópio-
dc.date2013-04-10-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:18:40Z-
dc.date.available2020-08-13T16:18:40Z-
dc.identifierhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/105-
dc.identifier10.18028/rgfc.v3i1.105-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6145-
dc.descriptionO objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos estudantes do ensino médio com relação à profissão contábil e a formação do profissional contador. Embora os cursos de graduação de Ciências Contábeis tenham se expandido de forma ampla pelo país, é perceptível que mitos e estereótipos em relação à profissão e ao profissional de contabilidade, e muitas atividades, principalmente as mais contemporâneas ainda são desconhecidas pelo público em geral. Os estudos internacionais (Vaivio e Kokko, 2006; Schlee et al, 2007) apontam, baixa percepção da população acerca da profissão contábil, principalmente entre os estudantes do ensino médio. Para avaliar a percepção dos estudantes em relação a esses aspectos, elaborou-se um questionário veiculado em um website, sendo amplamente divulgado. A metodologia da pesquisa é do tipo survey, com 1.046 questionários considerados válidos, abrangendo o território nacional. A pesquisa avaliou as percepções dos pesquisados em relação aos conteúdos ministrados no curso de Ciências Contábeis, as atividades dos profissionais, o mercado de trabalho, a ética nas atividades e a valorização da profissão. Os resultados obtidos demonstram que certas situações relacionadas à profissão, ainda são desconhecidas, e alguns mitos e estereótipos apontados pelos estudos internacionais foram encontrados na amostra analisada. -
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/105/198-
dc.sourceRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade; v. 3, n. 1 (2013): jan./abr.; 17-35-
dc.source2238-5320-
dc.source10.18028/rgfc.v3i1-
dc.subjectContadores; percepção; estereótipos; ensino superior; contabilidade-
dc.titlePERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E AS ATIVIDADES DO PROFISSIONAL CONTADOR.-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.