Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ana Gabriela Paiva-
dc.creatorFigueirêdo Junior, Hugo Santana de-
dc.creatorCorrea, Denise Maria Moreira Chagas-
dc.date2012-12-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:18:44Z-
dc.date.available2020-08-13T16:18:44Z-
dc.identifierhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/89-
dc.identifier10.18028/rgfc.v2i3.89-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6179-
dc.descriptionAs Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras vêm passando por um processo contínuo de avaliação externa nos últimos anos que as coloca sob pressão para identificar oportunidades de melhoria. Este estudo visa comparar o desempenho do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2006 com os desempenhos do mesmo curso das demais IES do país, a fim de extrair recomendações para avanço do mesmo e de cursos de outras IES. Para isso, realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, com análise qualitativa e quantitativa, tendo como base os relatórios do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi revelado que a UFC se posicionou entre as 6 IES com mais alto conceito no ENADE 2006, principalmente devido ao desempenho dos seus alunos concluintes. Além disso, comparação mais refinada com outras IES que obtiveram conceito máximo constatou que os alunos concluintes da UFC apresentaram elevadas habilidades de leitura e interpretação de textos, e bom conhecimento específico em temas operacionais de Contabilidade, tais como escrituração e apuração de Demonstrações Contábeis e uso da legislação fiscal. Verificou-se ainda que há oportunidades de avanço em habilidades de formação geral sobre análise de tabelas e em temas de formação específica de Contabilidade mais analíticos e gerenciais, tais como análise de custos, teoria da contabilidade e sistemas de informações. Esses resultados devem ser tema de discussão no curso de Ciências Contábeis da UFC para que este se mantenha entre os melhores do Brasil. Além disso, por apresentar oportunidades detalhadas de ação, a metodologia de análise empregada neste estudo pode ser estendida para outros cursos avaliados pelo ENADE.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade-
dc.relationhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/89/174-
dc.sourceRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade; v. 2, n. 3 (2012): set./dez.; 105-120-
dc.source2238-5320-
dc.source10.18028/rgfc.v2i3-
dc.subjectAvaliação Educacional; Contabilidade; Educação Superior.-
dc.titleANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO ENADE 2006-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.