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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro Filho, José Francisco | - |
dc.creator | Lopes, Jorge Expedito de Gusmão | - |
dc.creator | Pederneiras, Marcleide Maria Macedo | - |
dc.creator | Almeira, Lauro Brito de | - |
dc.creator | Ribeiro, Marco Túlio José de Barros | - |
dc.date | 2010-08-11 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T16:27:42Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T16:27:42Z | - |
dc.identifier | https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/283 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6232 | - |
dc.description | A aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | Journal of Accounting, Management and Governance | - |
dc.publisher | Revista Contabilidade, Gestão e Governança | - |
dc.relation | https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/283/pdf_123 | - |
dc.source | Journal of Accounting, Management and Governance; Vol 13, No 2 (2010) | - |
dc.source | Revista Contabilidade, Gestão e Governança; Vol 13, No 2 (2010) | - |
dc.source | 1984-3925 | - |
dc.source | 1984-3925 | - |
dc.title | Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.type | Avaliado por Pares, Artigos | - |
Aparece nas coleções: | Contabilidade, Gestão e Governança - UNB |
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