Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Vanessa Ingrid da Costa-
dc.creatorDe Luca, Márcia Martins Mendes-
dc.creatorGallon, Alessandra Vasconcelos-
dc.date2014-09-30-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:28:07Z-
dc.date.available2020-08-13T16:28:07Z-
dc.identifierhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/563-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6321-
dc.descriptionAs recentes mudanças ocorridas no mercado culminam em tendências no modelo de gestão das empresas voltado, dentre outros aspectos, para a melhoria de sua imagem junto aos stakeholders. Nesse sentido, emerge a reputação corporativa, frequentemente discutida no contexto de desempenho econômico. Neste estudo, a reputação corporativa é analisada na perspectiva socioambiental e de sua influência na divulgação de informações socioambientais, fundamentada na Teoria do Disclosure Discricionário. Assim, o estudo tem por objetivo geral investigar o disclosure socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto com melhor reputação corporativa. Destaca-se a contribuição do estudo ao discutir a reputação corporativa, elemento estratégico para o desenvolvimento da empresa, na perspectiva da divulgação informacional. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa dos dados, reunindo uma amostra de 29 companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa, que divulgaram o relatório GRI em 2010. Constatou-se que as empresas com melhor reputação apresentam maior número de informações socioambientais evidenciadas, inclusive sobre externalidades negativas. Conclui-se que as empresas com melhor reputação exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, o que, consequentemente, indica a reputação corporativa como incentivo para divulgação voluntária de informações socioambientais.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherJournal of Accounting, Management and Governance-
dc.publisherRevista Contabilidade, Gestão e Governança-
dc.relationhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/563/pdf-
dc.sourceJournal of Accounting, Management and Governance; Vol 17, No 2 (2014)-
dc.sourceRevista Contabilidade, Gestão e Governança; Vol 17, No 2 (2014)-
dc.source1984-3925-
dc.source1984-3925-
dc.titleReputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.typeAvaliado por Pares, Artigos-
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

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