Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Cássio Miroma Reis-
dc.creatorFarias, Josivania Silva-
dc.date2017-04-20-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:28:34Z-
dc.date.available2020-08-13T16:28:34Z-
dc.identifierhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1109-
dc.identifier10.21714/1984-3925_2017v20n1a5-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6441-
dc.descriptionBased on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), this work investigated the influence of performance expectancy (PE), effort expectancy (EE), and socio-demographic user profile on the use of a mobile software application for retail purchases in the Brazilian context. We are living in a "mobile" world, so it might be expected that user experience with such technologies would be positive. With 171 valid questionnaires, linear regression, factor analysis, means and standard deviations, and nonparametric statistical techniques were used in the data analysis. Findings revealed that frequent users of the software application have considerable levels of performance expectancy (PE) and effort expectancy (EE). Gender was found to influence attitudes with respect to EE but not those with respect to PE. Experience reported with the application had no significant correlation with cell phone use for either PE or EE, although it was significantly correlated with the frequency of use of mobile technologies in general. Inferential tests with linear regression showed that age and PE had a positive influence on the use of the application but that EE had a negative influences on use. This study supports the importance of UTAUT for research on technology adoption in geographical contexts different from those usually studied by the proponents of this theory.-
dc.descriptionEsta pesquisa verificou a influência da expectativa de desempenho (ED), da expectativa de esforço (EE) e do perfil sociodemográfico de usuários na utilização de um aplicativo móvel de compras do varejo. Presencia-se um mundo “mobile” e a experiência do usuário com tecnologias deve ser positiva. O estudo se baseou na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Com 171 questionários válidos, procedeu-se à regressão linear, à análise fatorial, como também à extração de médias e desvios-padrão, além de técnicas estatísticas não paramétricas. Como resultados, verificou-se que o usuário frequente do aplicativo analisado apresenta níveis consideráveis de expectativa de desempenho (ED) e de esforço (EE). O gênero gera diferenças de atitude quanto à EE, mas não quanto à ED. A experiência, quando considerado o tempo de uso de telefonia celular, não é significativa se correlacionada com ED e EE, mas o é quando correlacionada com a frequência de uso de tecnologias móveis em geral. Resultados de testes inferenciais mostraram que a idade e a ED influenciam positivamente o uso do aplicativo. Já a EE influencia negativamente o seu uso. O estudo reforça a importância da UTAUT para o estudo de adoções de tecnologias a partir desses construtos e das variáveis de perfil consideradas, em contexto geográfico distinto daqueles que os proponentes da referida teoria costumam estudar.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherJournal of Accounting, Management and Governance-
dc.publisherRevista Contabilidade, Gestão e Governança-
dc.relationhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1109/pdf-
dc.rightsCopyright (c) 2017 Contabilidade, Gestão e Governança-
dc.sourceJournal of Accounting, Management and Governance; Vol 20, No 1 (2017); 72-90-
dc.sourceRevista Contabilidade, Gestão e Governança; Vol 20, No 1 (2017); 72-90-
dc.source1984-3925-
dc.source1984-3925-
dc.subjectUTAUT; Performance expectancy; Effort expectancy; User attitude; IT Adoption-
dc.subjectUTAUT; Expectativa de Desempenho; Expectativa de Esforço; Atitude do usuário; Adoção de Tecnologias da Informação-
dc.titleThe Influence of Performance Expectancy and Effort Expectancy on the Use of a Purchasing Application in Brazil-
dc.titleA Influência da Expectativa de Desempenho e de Esforço Percebidas por Usuários no uso de um Aplicativo de Compras-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.