Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6471
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Campo DCValorIdioma
dc.contributorConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.creatorCanan, Ivan-
dc.creatorSouza, Isabela Augusta Andrade-
dc.creatorOliveira, Kelly Cristina Pereira de-
dc.date2017-12-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:28:38Z-
dc.date.available2020-08-13T16:28:38Z-
dc.identifierhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1187-
dc.identifier10.21714/1984-3925_2017v20n3a1-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6471-
dc.descriptionThis paper deals with the social representations of accounting that emerge from the contents shared by users of the social network Facebook. The sample studied includes the ten most popular communities organized around accounting, and their last fifty posts. The messages were coded and categorized using the content analysis methodology as well as platform social interaction data such as likes, comments and shares were used to assess the popularity of content / contexts and message formats. The analysis of the data indicates that the people that congregate around accounting in Facebook communities tend to deal primarily with tributary and bureaucratic issues, suggesting that in these communities accounting is the expression of a praxis whose function is to attend totax issues. Deductions converge to other studies on social representations of accounting in Brazil, reinforcing the idea that accounting is viewed differently by academia, professionals and stakeholders.-
dc.descriptionEste trabalho aborda as representações sociais da contabilidade no Facebook, como bases empíricas para a discussão sobre os estereótipos da contabilidade e seus significados. O objetivo é colaborar para a compreensão dos perfis de públicos aos quais se possam direcionar políticas públicas de divulgação científica da contabilidade. O objeto de estudo foram mensagens compartilhadas na rede social Facebook, Mensagens das dez comunidades do Facebook mais populares que respondem ao uso da palavra-chave ‘contabilidade’ foram coletadas e analisadas através de análise de conteúdo e webometria. Os dados sugerem que a contabilidade tende a se apresentar como um saber especializado, metódico e burocrático, com forte influência normativa e tributária, e exercida por profissionais que lidam com um paradigma: devem fornecer informações uteis aos usuários da contabilidade, mas se apropriam deste saber e interagem entre si desconsiderando saberes e contextos destes usuários. -
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherJournal of Accounting, Management and Governance-
dc.publisherRevista Contabilidade, Gestão e Governança-
dc.relationhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1187/pdf-
dc.relationhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/downloadSuppFile/1187/396-
dc.relationhttps://www.revistacgg.org/contabil/article/downloadSuppFile/1187/397-
dc.rightsCopyright (c) 2017 Contabilidade, Gestão e Governança-
dc.sourceJournal of Accounting, Management and Governance; Vol 20, No 3 (2017); 314-331-
dc.sourceRevista Contabilidade, Gestão e Governança; Vol 20, No 3 (2017); 314-331-
dc.source1984-3925-
dc.source1984-3925-
dc.subjectAcademic publications; Accounting; Social representations; social media; Facebook-
dc.subjectDivulgação Científica; Contabilidade; Representações sociais; Mídias sociais; Facebook-
dc.titleSocial Representations of Accounting in Facebook Communities-
dc.titleRepresentações Sociais da Contabilidade no Facebook-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

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