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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCibelli de Sá Pinheiro Nobre; Universidad de Salamanca-
dc.creatorJoão Mario Santos de França; Fundação Getúlio Vargas (FGV)-
dc.creatorEleydiane Maria Gomes Vale; Universidade Federal do Ceará (UFC)-
dc.creatorRicardo Holanda Nobre; Universidade Federal do Ceará (UFC)-
dc.date2015-07-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:40:45Z-
dc.date.available2020-08-13T16:40:45Z-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2510-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6636-
dc.descriptionEm um mercado cada vez mais globalizado a competição entre as empresas tornou-se mais acirrada, levando os empresários a procurar estratégias que os colocassem em vantagem perante os demais, principalmente com relação ao mercado exterior. Neste cenário, torna-se importante a análise das exportações de produtos entre diferentes regiões. Este trabalho analisou a diferenciação entre produtos da pauta de exportação do Ceará e de Pernambuco para o mercado da União Europeia no período de 2000 a 2011. A análise foi realizada a partir dos índices de similaridade, qualidade e variedade das exportações destes dois Estados obtida de dados provenientes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Obtiveram-se dois principais resultados: Primeiro, a similaridade dos itens de exportações cearenses e pernambucanas diminuiu ao longo do período analisado. Segundo, a verificação de que a qualidade e variedade dos produtos do Ceará são superiores aos de Pernambuco, ao longo de todos os anos analisados. Estes resultados podem ser utilizados na definição de estratégias comerciais diferenciadas e complementares, na qual ambos os estados são capazes de melhorar sua participação colaborativamente, ao tempo em que criam vantagens competitivas contra os concorrentes.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherRevista de Gestão e Contabilidade da UFPI-
dc.rights<p><strong>As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].</strong></p><p><strong>As submissões efetuadas por meio da Base Atena não serão avaliadas, logo, estas devem ocorrer, como alertado acima, exclusivamente através do site do nosso periódico.</strong></p>-
dc.sourceRevista de Gestão e Contabilidade da UFPI; Vol. 2, No 1 (2015): NÚMERO 1-
dc.subjectComércio Exterior; Administração-
dc.subjectDiferenciação de Produtos; Estratégia; Similaridade; Qualidade; Variedade.-
dc.titleDiferenciação de Produtos como Estratégia Competitiva: Uma Análise das Exportações do Ceará e Pernambuco para a União Europeia (2000-2011)-
dc.typePesquisa Empírica-
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