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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRaquel Luz de Lima; Universidade de Brasília (UnB)-
dc.creatorAbimael de Jesus Barros Costa; Universidade de Brasília (UnB)-
dc.creatorCláudio Moreira Santana; Universidade Federal de Goiás (UFG)-
dc.date2015-07-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:40:46Z-
dc.date.available2020-08-13T16:40:46Z-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2503-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6639-
dc.descriptionCom a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherRevista de Gestão e Contabilidade da UFPI-
dc.rights<p><strong>As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].</strong></p><p><strong>As submissões efetuadas por meio da Base Atena não serão avaliadas, logo, estas devem ocorrer, como alertado acima, exclusivamente através do site do nosso periódico.</strong></p>-
dc.sourceRevista de Gestão e Contabilidade da UFPI; Vol. 2, No 1 (2015): NÚMERO 1-
dc.subjectCiências Contábeis-
dc.subjectEducação; Contabilidade; Justus-Liebig-Universität Gießen; Universidade de Brasília.-
dc.titleEDUCAÇÃO CONTÁBIL EM TEMPOS DE IFRS: Um Estudo de Caso entre uma universidade Brasileira e outra Alemã-
dc.typePesquisas Qualitativas-
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