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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Raquel Luz de Lima; Universidade de Brasília (UnB) | - |
dc.creator | Abimael de Jesus Barros Costa; Universidade de Brasília (UnB) | - |
dc.creator | Cláudio Moreira Santana; Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
dc.date | 2015-07-13 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T16:40:46Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T16:40:46Z | - |
dc.identifier | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2503 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6639 | - |
dc.description | Com a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | pt | - |
dc.publisher | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI | - |
dc.rights | <p><strong>As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].</strong></p><p><strong>As submissões efetuadas por meio da Base Atena não serão avaliadas, logo, estas devem ocorrer, como alertado acima, exclusivamente através do site do nosso periódico.</strong></p> | - |
dc.source | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; Vol. 2, No 1 (2015): NÚMERO 1 | - |
dc.subject | Ciências Contábeis | - |
dc.subject | Educação; Contabilidade; Justus-Liebig-Universität Gießen; Universidade de Brasília. | - |
dc.title | EDUCAÇÃO CONTÁBIL EM TEMPOS DE IFRS: Um Estudo de Caso entre uma universidade Brasileira e outra Alemã | - |
dc.type | Pesquisas Qualitativas | - |
Aparece nas coleções: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI |
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