Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ana Carolina Vasconcelos Colares; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | - |
dc.creator | Fabiana de Oliveira Andrade; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. | - |
dc.creator | Hildegardo Martins Lima; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | - |
dc.date | 2015-02-05 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T16:40:48Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T16:40:48Z | - |
dc.identifier | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2280 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6656 | - |
dc.description | A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS; MIRANDA; MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo. No entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | pt | - |
dc.publisher | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI | - |
dc.rights | <p><strong>As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].</strong></p><p><strong>As submissões efetuadas por meio da Base Atena não serão avaliadas, logo, estas devem ocorrer, como alertado acima, exclusivamente através do site do nosso periódico.</strong></p> | - |
dc.source | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; Vol. 1, No 1 (2014): Edição Especial de Lançamento | - |
dc.subject | Ciências Contábeis | - |
dc.subject | Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem. | - |
dc.title | O Banco de Balanços como Fonte de Recursos para Práticas Pedagógicas no Processo de Ensino-Aprendizagem da Contabilidade na Ótica Dos Discentes | - |
dc.type | Estudo empírico | - |
Aparece nas coleções: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.