Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6703
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRogério João Lunkes-
dc.creatorDarci Schnorreberger-
dc.creatorValdirene Gasparetto-
dc.creatorCelso Edgar Caparica-
dc.date2009-12-31-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:50:11Z-
dc.date.available2020-08-13T16:50:11Z-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/3-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6703-
dc.descriptionA crescente competitividade empresarial faz com que as organizações procurem constantemente formas de gerencia- mento que permitam alinhar seus esforços na busca e manutenção de vantagens competitivas. As organizações têm encontrado dificuldade no gerenciamento das interdependências e, consequentemente, no alinhamento dos sistemas de gestão. O foco na maximização da criação de valor para a organização por meio do Balanced Scorecard pode contri buir para a implementação de um sistema de gestão. Assim, o objetivo do trabalho consiste no desenvolvimento e imple- mentação do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de software. Para tanto, descreve-se o processo de desen- volvimento do BSC na empresa, com apresentação do pla- nejamento estratégico, elaboração do painel de desempenho e do mapa estratégico. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa foi descritivo conduzido através de levanta- mento bibliográfico, com características qualitativas e deli- neamento do tipo estudo de caso. Os resultados mostraram que a empresa enfrentou dificuldades durante o processo de desenvolvimento do BSC, principalmente na identificação dos indicadores relacionados aos objetivos estratégicos de cada perspectiva analisada e no plano de iniciativas rela- tivas aos objetivos estratégicos. Como resultado da pesquisa, observou-se a implementação do BSC em todos os setores da empresa: administrativo, técnico, comercial e marketing. Palavras-chave: Planejamento, Indicadores, Balanced Scorecard, Software. Abstract To growing managerial competitiveness he/she does with that the organizations constantly seek for administration for- ms that allow to align your efforts, in the search and maintenance of competitive advantages. The organizations have been having difficulty in the administration of the interdependences and, consequently in the alignment of the administration systems. The focus in the maximization of the creation of value for the organization through Balanced Scorecard, it can contribute in the implementation of an administration system. Like this, the objective of the work consists of the development and implementation of the balanced scorecard (BSC) in a software company. For so much, the process of development of BSC is described in the company, with presentation of the strategic planning, elaboration of the acting panel and of the strategic map. The method used in the present work is descriptive, conducted through bibliographical research and study of case the delineation. The results showed that the company faced difficulties during the process of development of BSC, mainly in the identification of the indicators related to the strategic objectives of each analyzed perspective, and in the plan of relative initiatives to the strategic objectives. As a result of the research the implementation of BSC was observed in all the sections of the company: administrative, technician, commercial and marketing. Key words: Strategic, Indicators, Balanced Scorecard, Software.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.publisherPensar Contábil-
dc.sourcePensar Contábil; Vol. 11, No 45 (2009)-
dc.subjectPlanejamento; Indicadores; Balanced Scorecard; Software; Strategic-
dc.titleImplementação do Balanced Scorecard em uma Empresa de Software-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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