Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6862
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAracéli Farias de Oliveira-
dc.creatorClésia Ana Gubiani-
dc.creatorMaria José Carvalho de Souza Domingues-
dc.date2011-05-09-
dc.date.accessioned2020-08-13T16:50:46Z-
dc.date.available2020-08-13T16:50:46Z-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/903-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6862-
dc.descriptionEste estudo objetiva identificar as inteligências múltiplas dos estudantes e os métodos de ensino utilizados pelos docentes para o estímulo destas inteligências em cursos de graduação de uma universidade do Sul do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, realizada por meiode levantamento. Para a coleta de dados aplicaram-se questionários para os discentes e os docentes, obtiveram-se 510 respostas dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Matemática, Pedagogia, Administração, Serviço Social, Marketing eLetras, e dos docentes obtiveram-se 87 respostas. Os resultados da pesquisa mostraram que a inteligência que mais se destacou nos discentes foi a inteligência interpessoal, nos curso de Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia, Administração, Serviço Social eMarketing, enquanto a inteligência musical se destacou nos estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Letras. Constatou-se que, entre os docentes, o método mais utilizado é a aula expositiva (96,55%), adequada para explorar a inteligência linguística, seguida do recurso de utilização do quadro (93,01%), o qual estimula a inteligência espacial. Conclui-se que é possívelidentificar diferenças entre as inteligências, de acordo com cada curso, e que a identificação das inteligências permite o desenvolvimento de métodos de ensino que ampliem a aprendizagem dos estudantes.Palavras-Chave: Inteligências múltiplas. Métodos de ensino. Discentes.AbstractThis paper aims to identify the multiple intelligences of students and the teaching methods used by teachers to stimulate these intelligences in undergraduate courses at a university in south of Brazil. The research is characterized as a descriptive study and a quantitative analysis of data, conducted by surveying. To collect the data, it was applied questionnaires to the students and the teachers, 510 students in the courses of Accounting Sciences, International Relations, Mathematics, Pedagogy, Administration, Social Service, Marketing and Languages and 87 teachers answered the questionnaires. The survey results showed that the intelligencethat stood out was the students' interpersonal intelligence inthe course of Accounting Sciences, Mathematics, Pedagogy,Administration, Social Service and Marketing; musical intelligencestood out in students of International Relations and Languages. It was found that among the teachers the most commonly used method is the lecture (96.55%), suitable for exploring the linguistic intelligence, then the resource usage of the blackboard, which stimulates the intellect space. It was concluded that it is possible to identify differences between the intelligences, according to each course, and that the identification of intelligences allows the development of teaching methods that broaden the students learning.Key words: Master's Degree. Accounting. Human Capital Theory. Salary.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept;en-
dc.publisherPensar Contábil-
dc.sourcePensar Contábil; Vol. 13, No 50 (2011)-
dc.titleInteligências Múltiplas e o Método de Ensino: um Estudo com Discentes e Docentes em uma Universidade do Sul do Brasil-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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