Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Rosenery Loureiro-
dc.creatorSauerbronn, Fernanda Filgueiras-
dc.date2017-09-01-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:05:26Z-
dc.date.available2020-08-13T19:05:26Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/279-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6901-
dc.descriptionO objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre o uso da Teoria da Agência nas pesquisas em contabilidade e, mais especificamente, Contabilidade Gerencial no Brasil, traçando considerações a cerca de suas premissas e limitações, bem como apontando outras formulações teóricas para o conceito de agência. Inicialmente a discussão mostra que a Teoria da Contabilidade geralmente é utilizada em combinação com teorias de outras áreas - normalmente econômicas e gerenciais - para sustentar o estudo dos fenômenos contábeis financeiros e gerenciais. Depois de apresentar a Teoria da Agência e suas três vertentes fundamentadas na economia e elencar algumas das principais críticas, são apresentadas outras possibilidades sociológicas para o estudo da agência. Estas perspectivas sugerem novas formas de olhar para: (i) o agente e os elementos que influenciam e explicam a ação humana, (ii) para as estruturas de poder, e (iii) para os níveis de análise. Por fim, o artigo apresenta algumas características de pesquisas em Contabilidade Gerencial no Brasil que utilizam outras teorizações de agência para fundamentar suas investigações, ajustando a profundidade metodológica e o pluralismo teórico necessário para o estudo do fenômeno em Contabilidade Gerencial.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/279/182-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/155-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/207-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/208-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/209-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/225-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/226-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/227-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/228-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/279/229-
dc.rightsDireitos autorais 2017 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; Edição Especial, v. 10, n. 2, maio-ago (2017); 158-176-
dc.source1983-8611-
dc.subjectTeoria de Agência. Teorias Sociais. Contabilidade Gerencial.-
dc.titleUSO DA TEORIA DA AGÊNCIA EM PESQUISAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: PREMISSAS, LIMITAÇÕES E FORMULAÇÕES ALTERNATIVAS AOS SEUS PRESSUPOSTOS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.