Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Taís Duarte | - |
dc.creator | Pereira, Janser Moura | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.date | 2019-02-07 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:05:30Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:05:30Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/411 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6914 | - |
dc.description | Pesquisas das mais diversas áreas têm apontando a incidência de adversidades psicológicas em estudantes no período universitário, dentre as quais destaca-se o estresse. Esse fenômeno tem sido investigado, principalmente, em relação às suas causas e possíveis implicações no ambiente acadêmico. Nesse cenário, situa-se a proposta deste estudo, o qual objetivou investigar o nível de estresse, bem como as fontes do estresse em alunos de Ciências Contábeis e Administração em uma instituição de ensino superior pública federal. Para cumprir tal objetivo, foram investigados 684 estudantes, sendo 60% do curso de Ciências Contábeis e 40% do curso de Administração. Por meio da análise descritiva, verificou-se que 51,17% dos respondentes se encontram com altos níveis de estresse. Para averiguar possíveis fatores relacionados ao estresse, utilizou-se da análise de regressão linear múltipla. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a relação significativa das variáveis sexo e renda, evidenciando que estudantes do sexo feminino e com menor renda familiar apresentaram maiores níveis de estresse. Já os estressores mais frequentes são a falta de motivação e a decepção com determinadas disciplinas. Para avaliar a relação do estresse com o rendimento acadêmico dos alunos, realizou-se o teste de correlação de Spearman, o qual evidenciou uma relação negativa, porém não significativa. Desse modo, entende-se que é preciso direcionar a atenção aos principais elementos que se relacionam com o estresse, visto que esse fenômeno, em níveis elevados, pode gerar implicações diversas na vida dos estudantes. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/411/pdf | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/411/295 | - |
dc.rights | Direitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 11, n. 2 maio-ago (2018); 330-350 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | Estresse, Estressores, Universitários, Ciências Contábeis, Administração | - |
dc.title | O ESTRESSE EM GRADUANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.