Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Taís Duarte-
dc.creatorPereira, Janser Moura-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.date2019-02-07-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:05:30Z-
dc.date.available2020-08-13T19:05:30Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/411-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6914-
dc.descriptionPesquisas das mais diversas áreas têm apontando a incidência de adversidades psicológicas em estudantes no período universitário, dentre as quais destaca-se o estresse. Esse fenômeno tem sido investigado, principalmente, em relação às suas causas e possíveis implicações no ambiente acadêmico. Nesse cenário, situa-se a proposta deste estudo, o qual objetivou investigar o nível de estresse, bem como as fontes do estresse em alunos de Ciências Contábeis e Administração em uma instituição de ensino superior pública federal. Para cumprir tal objetivo, foram investigados 684 estudantes, sendo 60% do curso de Ciências Contábeis e 40% do curso de Administração. Por meio da análise descritiva, verificou-se que 51,17% dos respondentes se encontram com altos níveis de estresse. Para averiguar possíveis fatores relacionados ao estresse, utilizou-se da análise de regressão linear múltipla. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a relação significativa das variáveis sexo e renda, evidenciando que estudantes do sexo feminino e com menor renda familiar apresentaram maiores níveis de estresse. Já os estressores mais frequentes são a falta de motivação e a decepção com determinadas disciplinas. Para avaliar a relação do estresse com o rendimento acadêmico dos alunos, realizou-se o teste de correlação de Spearman, o qual evidenciou uma relação negativa, porém não significativa. Desse modo, entende-se que é preciso direcionar a atenção aos principais elementos que se relacionam com o estresse, visto que esse fenômeno, em níveis elevados, pode gerar implicações diversas na vida dos estudantes.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/411/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/411/295-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 11, n. 2 maio-ago (2018); 330-350-
dc.source1983-8611-
dc.subjectEstresse, Estressores, Universitários, Ciências Contábeis, Administração-
dc.titleO ESTRESSE EM GRADUANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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