Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Clara Figueira-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date2017-12-22-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:05:34Z-
dc.date.available2020-08-13T19:05:34Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/356-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6924-
dc.descriptionO presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/356/194-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/356/238-
dc.rightsDireitos autorais 2017 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 10, n. 3 set-dez (2017); 319-333-
dc.source1983-8611-
dc.subjectAnsiedade, Desempenho Acadêmico, CRA, Ciências Contábeis, IDATE-
dc.titleANSIEDADE E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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