Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lana de Abreu Batista-
dc.creatorSilva, Júlio Orestes da-
dc.creatorGonzaga, Rosimeire Pimentel-
dc.creatorFehr, Lara Cristina Francisco de Almeida-
dc.date2019-11-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:00Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:00Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/566-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7044-
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total de Propriedade (TCO) na decisão de aquisição de automóveis pelos consumidores. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual estimou-se o TCO de quatro veículos para uma vida útil estimada em cinco anos. A amostra final contou com 330 estudantes, formando dois grupos: o de controle (sem a informação de TCO) e o experimental (com a informação de TCO). Para a análise, utilizou-se a regressão logística multinomial. Os resultados evidenciaram que o indivíduo que tem a informação de TCO tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. No grupo de controle, identificou-se que o consumidor coloca como elemento preponderante para escolha, o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de TCO, tende a escolher a opção de menor valor final. Porém atributos como confiança na marca são capazes de influenciar o consumidor a manter-se em opções que apresentam custo total mais elevados. Espera-se que os resultados contribuam com a prática ao evidenciar os fatores que afetam a decisão de compras de consumidores, gerando informações para gestão da produção e de custos das empresas produtoras, assim como em uma perspectiva mais ampla, abrangendo a cadeia de valor. Pretende-se contribuir também com a literatura, ampliando o conhecimento acerca do TCO, ao evidenciar a influência da informação do TCO na decisão de compra de automóveis.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.formattext/html-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/566/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/566/epub-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/566/html-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/566/376-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 2 maio-ago (2019); 147-164-
dc.source1983-8611-
dc.subjectCusto Total de Propriedade; Decisão de compra do consumidor; Automóveis; Experimento.-
dc.titleRELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO DE CUSTO TOTAL PARA A TOMADA DE DECISÃO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.