Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7051
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Campo DCValorIdioma
dc.contributorCAPES-
dc.creatorSilberman, Isabelle Martelleto-
dc.creatorRodrigues, Adriano-
dc.creatorSancovschi, Moacir-
dc.creatorFerreira, Vicente Antônio de Castro-
dc.date2013-12-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:01Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:01Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/122-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7051-
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é identificar efeitos da adoção da ICPC 01 e IFRIC 12 na formação das tarifas de duas importantes concessionárias de serviços públicos pertencentes ao setor de saneamento básico brasileiro, Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA e Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE. Foram confrontados informações e dados relativos às mudanças de critérios contábeis introduzidas pela ICPC 01 e IFRIC 12 com as informações atinentes à metodologia aplicada para a formação das tarifas das empresas, com vistas a identificar uma possível relação entre as mudanças nas classificações e nos valores das contas patrimoniais e de resultado realizadas pelas empresas e as variáveis que constituem o cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT), diretamente relacionado à formação periódica de suas tarifas. Adotou-se o método de estudo de caso com o uso da técnica de análise de conteúdo. A análise da COPASA evidenciou que as mudanças de critério contábil realizadas pela empresa relacionadas à transferência do imobilizado para ativo financeiro e intangível e à adoção do prazo de concessão para amortização da infraestrutura pública influenciou o valor da depreciação e amortização de ativos pertencente ao cálculo tarifário. Por outro lado, o estudo com a CEDAE demonstrou que o modelo utilizado para o cálculo do IRT, baseado em variáveis extraídas do fluxo de caixa da empresa, é inflexível aos efeitos que podem ser gerados pelas mudanças contábeis introduzidas pela ICPC 01 e IFRIC 12, uma vez que essas variáveis não têm os seus valores alterados em função da adoção das normas.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/122/91-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 6, n. 3 set-dez (2013); 265-293-
dc.source1983-8611-
dc.subjectICPC 01. IFRIC 12. Concession. Rates. Sanitation.-
dc.subjectICPC 01. IFRIC 12. Concessão. Tarifas. Saneamento-
dc.titlePotential effects of the adoption of icpc 01 and ifric 12 in the setting of concessionaire utility rates in the sanitation industry-
dc.titleEFEITOS DA ADOÇÃO DA ICPC 01 E IFRIC 12 NA FORMAÇÃO DAS TARIFAS DE CONCESSIONÁRIAS DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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