Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Agradecemos à FAPEMIG e ao CNPq o apoio à realização desta pesquisa. | - |
dc.creator | Sousa, Zeila Abdala de Sá | - |
dc.creator | Ferreira, Mônica Aparecida | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.date | 2019-11-18 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:06:02Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:06:02Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7067 | - |
dc.description | Tendo como base a Teoria da Atribuição de Causalidade, este estudo teve como objetivo confrontar as percepções de professores e de estudantes de Ciências Contábeis sobre a relevância dos determinantes do desempenho acadêmico. A Teoria da Atribuição não se restringe apenas a analisar como os estudantes atribuem causas ao sucesso ou ao fracasso do que já ocorreu, mas também analisa o quanto isso pode influenciar o desempenho futuro por meio das crenças enraizadas a partir das causas atribuídas. Dessa forma, foi realizado um levantamento, cuja amostra é composta de 492 professores e 573 estudantes do curso de Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados evidenciaram que os determinantes considerados mais importantes por alunos e professores foram: a) relativos aos estudantes: motivação, esforço pessoal, quantidade de horas de estudo, frequência às aulas e conhecimento prévio; b) relativos ao docente: formação pedagógica; c) relativos às Instituições de Ensino Superior: infraestrutura. Também foi verificado que os alunos tendem a dar importância significativamente maior que os docentes às seguintes variáveis: frequência às aulas, motivação, esforço pessoal, infraestrutura das instituições, professores com dedicação exclusiva e com certificações na área contábil. Por outro lado, os docentes atribuem maior importância às variáveis: escolaridade da mãe, escolaridade do pai, desempenho anterior do aluno, ansiedade e estresse discente, tamanho da turma, processo seletivo e turno de estudo. Ou seja, as percepções de estudantes e docentes são relativamente parecidas, mas os primeiros tendem a atribuir o sucesso acadêmico predominantemente a variáveis internas a eles próprios, já os professores tendem a atribuí-lo a variáveis externas, conforme preconiza a Teoria da Atribuição de Causalidade. Esses achados podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem por meio da motivação discente em sala de aula. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.format | application/epub+zip | - |
dc.format | text/html | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/pdf | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/epub | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/html | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/349 | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/363 | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/364 | - |
dc.rights | Direitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 2 maio-ago (2019); 040-058 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | Causalidade; Ciências Contábeis; Desempenho Acadêmico | - |
dc.title | TEORIA DA ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE: PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES SOBRE OS DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.