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dc.contributorAgradecemos à FAPEMIG e ao CNPq o apoio à realização desta pesquisa.-
dc.creatorSousa, Zeila Abdala de Sá-
dc.creatorFerreira, Mônica Aparecida-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.date2019-11-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:02Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:02Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7067-
dc.descriptionTendo como base a Teoria da Atribuição de Causalidade, este estudo teve como objetivo confrontar as percepções de professores e de estudantes de Ciências Contábeis sobre a relevância dos determinantes do desempenho acadêmico. A Teoria da Atribuição não se restringe apenas a analisar como os estudantes atribuem causas ao sucesso ou ao fracasso do que já ocorreu, mas também analisa o quanto isso pode influenciar o desempenho futuro por meio das crenças enraizadas a partir das causas atribuídas. Dessa forma, foi realizado um levantamento, cuja amostra é composta de 492 professores e 573 estudantes do curso de Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados evidenciaram que os determinantes considerados mais importantes por alunos e professores foram: a) relativos aos estudantes: motivação, esforço pessoal, quantidade de horas de estudo, frequência às aulas e conhecimento prévio; b) relativos ao docente: formação pedagógica; c) relativos às Instituições de Ensino Superior: infraestrutura. Também foi verificado que os alunos tendem a dar importância significativamente maior que os docentes às seguintes variáveis: frequência às aulas, motivação, esforço pessoal, infraestrutura das instituições, professores com dedicação exclusiva e com certificações na área contábil. Por outro lado, os docentes atribuem maior importância às variáveis: escolaridade da mãe, escolaridade do pai, desempenho anterior do aluno, ansiedade e estresse discente, tamanho da turma, processo seletivo e turno de estudo. Ou seja, as percepções de estudantes e docentes são relativamente parecidas, mas os primeiros tendem a atribuir o sucesso acadêmico predominantemente a variáveis internas a eles próprios, já os professores tendem a atribuí-lo a variáveis externas, conforme preconiza a Teoria da Atribuição de Causalidade. Esses achados podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem por meio da motivação discente em sala de aula.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.formattext/html-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/epub-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/516/html-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/349-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/363-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/516/364-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 2 maio-ago (2019); 040-058-
dc.source1983-8611-
dc.subjectCausalidade; Ciências Contábeis; Desempenho Acadêmico-
dc.titleTEORIA DA ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE: PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES SOBRE OS DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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