Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Carla Macedo Velloso dos-
dc.creatorOhayon, Pierre-
dc.creatorPimenta, Márcio Marvila-
dc.date2017-04-10-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:03Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:03Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/304-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7074-
dc.descriptionO disclosure é tido como uma das principais formas de comunicação entre a empresa e os diversos usuários interessados em avaliar seu desempenho. Diante dessa realidade, destaca-se a Internet como um meio de comunicação com potencialidade de disponibilizar informações de forma tempestiva e transparente. Assim sendo, primeiramente, esta pesquisa objetivou examinar o nível de disclosure voluntário de informações financeiras e não financeiras de entidades do Terceiro Setor da cidade do Rio de Janeiro, por meio do Índice de Disclosure via Website e índices parciais, desenvolvidos com base na literatura. A amostra foi composta por 61 associações certificadas como Entidades de Utilidade Pública Federal (UPF) e como Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Após o exame, a pesquisa procurou identificar a existência de associação entre o referido nível e as características das entidades estudadas. Diante dos resultados, pode-se concluir que as entidades pouco se utilizam dos benefícios da Internet para a divulgação de suas informações, já que apresentaram níveis muito baixos de disclosure, principalmente quanto a informações financeiras e governança. Por meio de regressões, verificou-se associação positiva entre as receitas por doações e o nível de disclosure, o que pode indicar o uso do website para autopromoção diante de potenciais doadores. Ademais, verificou-se associação negativa entre o tempo da entidade como de Utilidade Pública Federal e o nível de disclosure, o que pode demonstrar preocupação das organizações mais recentes em construir uma boa reputação. Tal fato pode indicar, ainda, uma tendência à inércia na administração das organizações mais antigas. Por fim, os achados reforçam a necessidade de maior exigência por parte dos stakeholders e conscientização dos gestores das entidades do terceiro setor para que haja maior transparência e melhor comunicação via website, facilitando o controle social.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/304/178-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/304/175-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/304/176-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/304/177-
dc.rightsDireitos autorais 2017 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 10, n. 1 jan-abr (2017); 073-090-
dc.source1983-8611-
dc.subjectDisclosure. Website. Características. Terceiro Setor.-
dc.titleDISCLOSURE VIA WEBSITE E AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EMPÍRICO DAS ENTIDADES CARIOCAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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