Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7086
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bruno Cals de-
dc.creatorMartelanc, Roy-
dc.date2013-03-09-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:04Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:04Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/103-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7086-
dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo geral da pesquisa é identificar como as áreas de Relações com Investidores das empresas brasileiras de capital aberto segmentam seus investidores e investigar como estes profissionais realizam suas atividades de targeting. Os resultados obtidos indicam que, para os respondentes, o potencial da segmentação dos investidores e do processo de targeting parece subutilizado. A maioria das empresas estudadas segmenta seus investidores de forma geral, dividindo-os entre nacionais, estrangeiros e pessoa física, sem subsegmentação quanto ao tipo de organização. A percepção dos profissionais de Relações com Investidores (RIs) é que a liquidez das ações e os dividendos são os principais atributos considerados pelos investidores na hora de decidir a alocação de recursos. Adicionalmente, ao contrário do que evidencia estudos anteriores, o segmento de listagem é um atributo irrelevante para os investidores, sendo a efetiva qualidade da governança, em especial a qualidade do disclosure, um atributo fundamental. O quesito sustentabilidade também é considerado irrelevante para os investidores na alocação dos seus recursos, de acordo com os RIs entrevistados, o que também contraria evidências de estudos anteriores. O processo de targeting é realizado internamente ou com auxílio de bancos de investimentos na realização de non deal road shows ou em novas ofertas de ações no mercado. Internamente as empresas utilizam o banco de dados da Comissão de Valores Mobiliários, compram sistemas ou utilizam sistema de bancos depositários de ADRs para realização de estudo que identifiquem potenciais investidores para a companhia. O processo de targeting é dividido em três etapas principais: identificação do potencial investidor, atuação com o potencial investidor e acompanhamento se o investidor entrou na base acionária. Nenhuma afirmou possuir metas ou indicadores de eficiência para a realização da atividade de targeting.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/103/67-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 5, n. 2 maio-ago (2012); 256-281-
dc.source1983-8611-
dc.subjectInvestor Relations. Investor Segmentation. Targeting-
dc.subjectRelações com Investidores. Segmentação de Investidores. Targeting.-
dc.titleInvestors segmentation and the targeting process: a study of the perception of ivesting relations in brazilian companies-
dc.titleSEGMENTAÇÃO DE INVESTIDORES E O PROCESSO DE TARGETING: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DAS ÁREAS DE RI DE EMPRESAS BRASILEIRAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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