Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Vanessa de Quadros-
dc.creatorDiehl, Carlos Alberto-
dc.creatorBrunozi Junior, Antônio Carlos-
dc.date2019-03-12-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:05Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:05Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/453-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7106-
dc.descriptionO objetivo do sistema de crenças é comunicar formalmente os valores básicos, propósito e direção para a organização. Esses valores fundamentais estão ligados à estratégia de negócios da empresa. Para essa pesquisa considerou-se a missão, que é um instrumento do sistema de crenças e estabelece as direções das atividades pelas organizações. As declarações de missão podem ser influenciadas por fatores externos e internos na organização. Partindo disso, a pesquisa avaliou a efetividade das declarações de missões, conforme o modelo de Pearce e David (1987), e sua relação com os fatores contingenciais. Para testar essas predições, fundamentando-se na teoria da contingência, a pesquisa contemplou uma amostra de 364 empresas da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru no período de 2015. Utilizou-se de técnica qualitativa para a análise hermenêutica do conteúdo das missões. A segunda etapa contemplou análise quantitativa, com o uso de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram que a hipótese foi rejeitada, pois apenas um dos fatores contingenciais (estratégia) apresentou significância. Verificou-se que nenhuma das missões analisadas apresentam todos os oito elementos do modelo, sendo que a maioria delas possui entre dois e quatro elementos. Dentre esses elementos, os mais frequentes foram serviço oferecido e conceito próprio, encontrados em mais de 70% das missões analisadas. A análise hermenêutica evidenciou uma ampla gama de palavras utilizadas na construção das missões, sendo as mais utilizadas clientes, qualidade, valor, desenvolvimento e acionistas. Ao reforçar a importância do sistema de crenças, considerando o papel da missão e mostrando que a divulgação dos elementos pode auxiliar as empresas em suas estratégias, este estudo contribui para a análise das relações entre os fatores contingenciais e a efetividade do enunciado da missão. uma nova perspectiva sobre o uso da teoria da contingência, na qual o uso de dados secundários foi feito para tentar estabelecer essa relação.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/453/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/453/321-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 11, n. 3 set-dez (2018); 464-483-
dc.source1983-8611-
dc.subjectSistema de Crenças. Missão. Teoria da Contingência.-
dc.titleDECLARAÇÃO DE MISSÃO EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS: EFETIVIDADE E FATORES CONTINGENCIAIS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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