Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoschinski, Caroline Keidann-
dc.creatorBrandt, Elisane-
dc.creatorKlann, Roberto Carlos-
dc.date2019-07-23-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:07Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:07Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/507-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7115-
dc.descriptionA divulgação de práticas socialmente responsáveis tem sido requerida cada vez mais por diversos stakeholders, principalmente em mercados desenvolvidos, como o europeu e o norteamericano, tornando-se uma questão estratégica para diversas empresas brasileiras, principalmente aquelas que atuam no mercado externo. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar a influência da internacionalização nas práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) em empresas brasileiras. A amostra compreendeu 71 empresas durante os anos de 2007 a 2017. Os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla, modelo tobit, com efeitos fixos de setor e ano. Os resultados apontaram que o nível de internacionalização das empresas se mostrou positivamente relacionado à RSC, mas apenas em sua dimensão social e para empresas não reguladas. De forma geral, conclui-se que a busca por ações de RSC por parte das empresas brasileiras tem relação com sua inserção no mercado internacional, como forma de atender possíveis pressões de stakeholders. Dessa forma, contribui-se com a literatura sobre RSC, principalmente a relacionada aos seus determinantes, por evidenciar que não só preocupações sociais e ambientais sustentam tais práticas, mas que decisões estratégicas relacionadas à inserção no mercado externo também podem influenciar tal comportamento.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.formattext/html-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/507/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/507/epub-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/507/html-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/507/345-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/507/346-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 1 jan-abr (2019); 047-064-
dc.source1983-8611-
dc.subjectInternacionalização. Responsabilidade Social Corporativa. Teoria dos Stakeholders. Responsabilidade Social. Responsabilidade Ambiental.-
dc.titleINTERNACIONALIZAÇÃO E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM EMPRESAS BRASILEIRAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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