Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.creator | Lima, João Paulo Resende de | - |
dc.creator | Araujo, Adriana Maria Procópio de | - |
dc.date | 2019-11-18 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:06:12Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:06:12Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7147 | - |
dc.description | As discussões acerca da formação e atuação docente no ensino superior tem adotado um caráter tecnicista e impessoal tratando o docente como um mero objeto de estudo, deixando de lado dinâmicas sociais como o processo de construção de sua identidade profissional. Dessa maneira, o presente estudo tem o objetivo de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de ciências contábeis. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa com evidências construídas por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes na fase de “Estabilização” da carreira docente (quatro a seis anos) e analisadas a partir da construção de narrativas e análise temática que, alinhado com a literatura, originaram duas dimensões da identidade docente dos participantes da pesquisa: Trajetória e Docência. Acerca da Trajetória observou-se que os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Na análise da Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com situações diversas, construindo seus saberes experienciais. Os resultados também demonstram a necessidade de (re)pensar a inserção profissional de novos docentes, a formação acrítica e tecnicista desses, além de refletir sobre o papel que o docente tem perante as novas gerações e seus novos desafios. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.format | application/epub+zip | - |
dc.format | text/html | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/pdf | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/epub | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/html | - |
dc.rights | Direitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 2 maio-ago (2019); 059-080 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | Identidade Docente. Formação Docente. Ensino Superior. Contabilidade. | - |
dc.title | TORNANDO-SE PROFESSOR: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.