Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.creatorLima, João Paulo Resende de-
dc.creatorAraujo, Adriana Maria Procópio de-
dc.date2019-11-18-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:12Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:12Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7147-
dc.descriptionAs discussões acerca da formação e atuação docente no ensino superior tem adotado um caráter tecnicista e impessoal tratando o docente como um mero objeto de estudo, deixando de lado dinâmicas sociais como o processo de construção de sua identidade profissional. Dessa maneira, o presente estudo tem o objetivo de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de ciências contábeis. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa com evidências construídas por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes na fase de “Estabilização” da carreira docente (quatro a seis anos) e analisadas a partir da construção de narrativas e análise temática que, alinhado com a literatura, originaram duas dimensões da identidade docente dos participantes da pesquisa: Trajetória e Docência. Acerca da Trajetória observou-se que os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Na análise da Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com situações diversas, construindo seus saberes experienciais. Os resultados também demonstram a necessidade de (re)pensar a inserção profissional de novos docentes, a formação acrítica e tecnicista desses, além de refletir sobre o papel que o docente tem perante as novas gerações e seus novos desafios.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.formattext/html-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/epub-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/568/html-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 2 maio-ago (2019); 059-080-
dc.source1983-8611-
dc.subjectIdentidade Docente. Formação Docente. Ensino Superior. Contabilidade.-
dc.titleTORNANDO-SE PROFESSOR: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.