Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Orleans Silva-
dc.creatorLucena, Wenner-
dc.date2014-04-30-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:13Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:13Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/123-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7163-
dc.descriptionEste estudo teve o objetivo de identificar o perfil e as práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade (PPGC) no que se refere à sua produção científica. Sua motivação surgiu da importância que se tem dado à necessidade de crescimento das publicações científicas no Brasil, que em outras áreas tem originado práticas denominadas como "publicacionismo", "produtivismo" ou "ciência-salame", devido à habilidade multiplicação das pesquisas (ALCADIANI, 2011a, 2011b; FREITAS, 2007, 2011; MENNA-BARRETO, 2012). Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca da pesquisa e produtivismo acadêmico e uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de um questionário a 113 docentes de 19 PPGC no Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2013. Em seus resultados, verificou-se que, em geral, há indícios de que os docentes pesquisados tendem a separar os resultados de suas pesquisas em diferentes partes publicáveis e que, quando rejeitados nos periódicos de maior impacto, submetem-nos aos menos expressivos, até que sejam aceitos para publicação. Apesar disso, na média, não aceitam colocar em seus artigos o nome de outra pessoa que não tenha participado efetivamente da pesquisa. Além disso se destaca, entre as contribuições deste estudo, a identificação das principais práticas científicas dos docentes dos PPGC, tendo em vista a escassez de estudos sobre esse tema e sua relevância frente ao desenvolvimento das pesquisas científicas sobre Contabilidade no Brasil.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/123/101-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/123/28-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 7, n. 1 jan-abr (2014); 66-96-
dc.source1983-8611-
dc.subjectPesquisa. Publicação. Pontuação.-
dc.titlePRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.