Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Alair José da-
dc.creatorNossa, Valcemiro-
dc.creatorBalassiano, Moises-
dc.creatorTeixeira, Arilda-
dc.date2013-12-12-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:16Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:16Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/93-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183-
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/93/86-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/93/16-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 6, n. 2 maio-ago (2013); 178-203-
dc.source1983-8611-
dc.subjectCurriculum content. Student performance. ENADE Higher education.-
dc.subjectConteúdos curriculares. Desempenho dos alunos. ENADE. Educação superior.-
dc.titlePerformance of students in ENADE 2009: an empirical study from the curriculum content of courses in accounting sciences in Brazil-
dc.titleDESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.