Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Alair José da | - |
dc.creator | Nossa, Valcemiro | - |
dc.creator | Balassiano, Moises | - |
dc.creator | Teixeira, Arilda | - |
dc.date | 2013-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:06:16Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:06:16Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/93 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183 | - |
dc.description | O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/93/86 | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/93/16 | - |
dc.rights | Direitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 6, n. 2 maio-ago (2013); 178-203 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | Curriculum content. Student performance. ENADE Higher education. | - |
dc.subject | Conteúdos curriculares. Desempenho dos alunos. ENADE. Educação superior. | - |
dc.title | Performance of students in ENADE 2009: an empirical study from the curriculum content of courses in accounting sciences in Brazil | - |
dc.title | DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.