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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | CAPES | - |
dc.creator | Barbosa, Lucas Tristão | - |
dc.creator | Abrantes, Luiz Antônio | - |
dc.creator | Brunozi Júnior, Antônio Carlos | - |
dc.creator | Almeida, Fernanda Maria de | - |
dc.date | 2020-04-22 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:06:29Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:06:29Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/580 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7241 | - |
dc.description | A política de desoneração do IPI foi implementada a partir de dezembro de 2008, como resposta à crise mundial do mesmo ano que afetou o Brasil. Nesse sentido, o governo federal definiu a redução dos percentuais das alíquotas de diferentes produtos em diversos setores. Considerando esse cenário, o objetivo geral deste artigo consistiu em avaliar a relação das políticas de desonerações do IPI, a partir de 2009 até 2013, último ano da política, na arrecadação própria dos municípios brasileiros. Especificamente, pretendeu-se verificar a existência de variabilidade dessa arrecadação em função da heterogeneidade dos municípios, típica de uma país de dimensões continentais e disparidades socioeconômicas como o Brasil. Este estudo se justifica tendo em vista que parte da arrecadação do IPI compõe a receita dos municípios, os quais em sua maioria apresentam grande dependência das transferências intergovernamentais. Os subsídios foram obtidos na base de dados do FINBRA e IBGE, compreendendo os períodos pautados do início de 2004 ao final de 2015. Para a operacionalização dos dados, foi utilizado o modelo econométrico de dados em painel multinível. Os resultados demonstraram que a arrecadação própria dos municípios brasileiros, considerando toda a amostra, foi afetada de forma positiva a partir da política de desoneração do IPI. É possível concluir que a arrecadação própria dos municípios brasileiros analisados, de modo geral, foi afetada pela política fiscal do IPI, atendendo à expectativa inicial. A conclusão é justificada por dois apontamentos não excludentes: efeito estabilizador da política do IPI e esforço de arrecadação própria dos municípios. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.format | application/epub+zip | - |
dc.format | text/html | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/580/pdf | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/580/epub | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/580/html | - |
dc.rights | Direitos autorais 2020 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 13, n. 1 jan-abr (2020); 143-164 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | IPI; Arrecadação própria; Descentralização fiscal | - |
dc.title | POLÍTICA DE DESONERAÇÃO DO IPI E SUA IMPLICAÇÃO NA ARRECADAÇÃO PRÓPRIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
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