Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, José Santo Dal Bem-
dc.creatorRosa, Paulo Moreira da-
dc.creatorSilva, Almir Teles da-
dc.date2011-03-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:30Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:30Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/13-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7242-
dc.descriptionEste trabalho resultou de uma reflexão acerca de um conjunto de questões relacionadas a um dos principais instrumentos de planejamento e de controle dos recursos colocados à disposição das universidades públicas brasileiras: o orçamento. Tem como objetivo geral contribuir com o processo de planejamento e controle orçamentário das instituições públicas de ensino superior construindo um modelo alternativo de alocação de recursos orçamentários às unidades departamentais. Na fundamentação teórica abordou-se a dimensão da autonomia de gestão financeira, os aspectos gerais do orçamento de universidades e diversos modelos de distribuição dos recursos orçamentários adotados por universidades públicas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória de ordem descritiva e com tratamento dos dados de forma qualitativa. A concepção do modelo proposto se fundamenta na alocação dos recursos do orçamento entre as unidades departamentais, tendo como ponto de referência o desempenho acadêmico, trabalhando com variáveis de ordem quantitativas e qualitativas. Os resultados revelam que o modelo construído traz no seu bojo elementos inovadores em relação aos modelos atuais, ao incorporar a transparência, a descentralização e a co-responsabilidade, para evitar o arbítrio e a improvisação. Implementa indicadores de gargalos e de eficácia de gestão orçamentária. O modelo formatado diminui a distância entre as unidades “ricas” e “pobres”, visando minimizar os efeitos desagregadores que possam surgir no futuro. Tem por filosofia tratar de forma desigual os desiguais. Acredita-se que o modelo faz com que o orçamento deixe de ser tão-somente um documento para cumprimento das exigências legais e passe a ser um instrumento de gestão-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/13/19-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 3, n. 2 maio-ago (2010); 239-270-
dc.source1983-8611-
dc.subjectModelo de Orçamento. Universidade. Desempenho Acadêmico-
dc.titleUM MODELO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS BASEADO EM DESEMPENHO ACADÊMICO PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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