Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Denize Lemos-
dc.creatorAraújo, Flávia Barbosa de Brito-
dc.creatorPeixoto, Fernanda Maciel-
dc.creatorBarboza, Flávio Luiz de Moraes-
dc.date2020-01-23-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:06:35Z-
dc.date.available2020-08-13T19:06:35Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/525-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7282-
dc.descriptionEste estudo investiga a relação entre o disclosure e os níveis de internacionalização das empresas brasileiras listadas em bolsa no período de 2015 a 2017. O trabalho envolveu a construção de um índice de disclosure voluntário (IDV) com base em orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) direcionadas ao mercado brasileiro. O IDV envolveu oito aspectos, tais como estimativas contábeis críticas; conflitos de interesse no conselho de administração; e, disponibilização de relatório anual, enquanto o nível de internacionalização das firmas foi mensurado de três formas (emissões de ADRs, receitas com exportações e participação  estrangeira no capital social). O método de análise envolveu regressão com dados em painel visando identificar o impacto da internacionalização sobre o  IDV, sendo que tal modelo foi investigado em três momentos distintos: usando toda a amostra e também para duas sub-amostras, uma de empresas internacionalizadas e outra de empresas não internacionalizadas. Como principais resultados, considerando a amostra geral, observou-se que empresas com maior nível de internacionalização apresentam maior nível de disclosure voluntário. Para a sub-amostra de empresas internacionalizadas, encontrou-se uma relação positiva e significativa entre emissão de ADRs, exportações e participação de estrangeiros no capital social com o índice de disclosure construído no trabalho. A partir deste estudo, infere-se que as organizações, sejam nacionais ou multinacionais, deveriam usar as estratégias e mecanismos de disclosure para estruturar e delinear adequadamente seu sistema de informações antes de buscarem consolidar suas estratégias de internacionalização.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.formattext/html-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/525/pdf-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/525/epub-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/525/html-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/525/444-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/525/445-
dc.rightsDireitos autorais 2019 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 12, n. 3 set-dez (2019); 003-021-
dc.source1983-8611-
dc.subjectDisclosure; Governança Corporativa; Internacionalização; Empresas Brasileiras; Brasil, Bolsa, Balcão.-
dc.titleDISCLOSURE DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E O NÍVEL DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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