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Campo DCValorIdioma
dc.contributorConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.creatorDiogo Palheta Nery; Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)-
dc.creatorRenato Luiz Sproesser; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS País —-
dc.creatorSilvia Morales de Queiroz Caleman; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS-
dc.creatorRenata Giovinazzo Spers; Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)-
dc.date2017-12-07-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:09:27Z-
dc.date.available2020-08-13T19:09:27Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/2514-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7298-
dc.descriptionAlguns dos problemas encontrados nas operações dos terminais intermodais localizam-se na contratação das transações de transbordo das cargas, como o risco de uma das partes envolvidas na transação querer agir de forma oportunista, prejudicando a outra parte. As transações que envolvem investimentos em ativos específicos estão mais sujeitas ao risco de oportunismo. Desse modo, é recomendável que os contratos dessas transações contenham salvaguardas para proteger ambas as partes.  A presente pesquisa teve, como objetivo, descrever a situação de risco no contrato de transbordo principal dos terminais intermodais da cadeia logística de grãos do Brasil. A amostra da pesquisa foi composta por 22 terminais intermodais brasileiros. A análise dos dados foi realizada utilizando-se uma tabela de contingência. Apurou-se que a maioria das transações que continham investimentos em ativos específicos estava protegida com salvaguardas, e que os contratantes dos serviços de transbordo de grãos estão mais expostos ao risco de oportunismo do que os terminais contratados. Não foi observado o esquema de contratação proposto na literatura, o que sugere que as partes dessas transações de transbordo de cargas procuram se proteger de outro risco diferente do problema de hold up.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 21, No 2 (2017); 17-29-
dc.subjectAdministração-
dc.subjectlogística intermodal, agronegócio, Williamson, contratos-
dc.titleRisco nos Contratos de Transbordo dos Terminais Intermodais da Logística de Grãos do Brasil-
dc.coverageBrasil-
dc.coverageQuantitativo-
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