Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7300
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaytê Cabral Mesquita; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-
dc.creatorLuiz Antônio Mattos Carmo; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-
dc.creatorMatheus Lemos Andrade; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-
dc.creatorAdriano de Mendonça Joaquim; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-
dc.date2017-05-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:09:28Z-
dc.date.available2020-08-13T19:09:28Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/2954-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7300-
dc.descriptionNo Brasil, das datas festivas, o dia das mães é de especial relevância, pois apresenta um grande volume de vendas e representa a segunda data mais importante para o comércio, sendo superada apenas pelo Natal. Faz parte da nossa cultura presentear nesse dia as figuras que assumem o papel materno. Os estabelecimentos comerciais costumam investir em publicidade para a divulgação dos seus produtos e serviços e, nessas peças, observa-se uma imagem que representa a figura materna. Frente as atuais discussões travadas com relação a gênero, percebeu-se a importância de problematizar os modelos de mães representados por esses conglomerados nas campanhas publicitárias por eles veiculadas. O objetivo desse trabalho foi, portanto, o de realizar uma análise sociossemiótica das campanhas publicitarias divulgadas nos websites dos grandes shoppings localizados no município de Belo Horizonte. Percebeu-se o fato de as mães serem representadas por mulheres jovens, brancas, magras, sempre acompanhadas por uma criança ou outra imagem do sexo feminino, a qual mimetiza a figura materna. Concluiu-se que o modelo de mãe trouxe consigo nítidas marcas de classe e raça. Ademais, percebeu-se que a ausência de figuras masculinas, como pai ou filho, o que reforça a separação dos papeis de gênero. Dito de outra forma, viu-se nessas mães uma série de estereótipos, preconceitos e “questões mal resolvidas” da realidade social brasileira. -
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 20, No 3 (2016); 62-74-
dc.subjectAdministração; Marketing; Publicidade-
dc.subjectpropaganda; imagens de mães; análise sociossemiótica; design visual-
dc.titleMÃES DE SHOPPING: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do Dia das Mães-
dc.coverageBelo Horizonte-
dc.coverage2016-
dc.coveragepor representatividade-
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