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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cláudia Regina Souza Rego; Universidade Positivo | - |
dc.creator | Samir Adamoglu Oliveira; Universidade Federal da Paraíba | - |
dc.date | 2018-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T19:09:33Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T19:09:33Z | - |
dc.identifier | http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/3884 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7318 | - |
dc.description | A premissa desta pesquisa é de que a aprendizagem organizacional é processo multinível que abrange a tensão entre assimilar novas aprendizagens e utilizar o que foi aprendido, ocorrendo quando o conhecimento é incorporado a repositórios não humanos, ou seja, a mecanismos organizacionais estáveis, como estruturas, rotinas, regras, procedimentos, artefatos e implementos tecnológicos. O estudo analisou, mediante enfoque institucionalista, como ocorre o processo de aprendizagem organizacional a partir da implementação do serviço de financiamento imobiliário em uma organização bancária. A abordagem foi qualitativa, com estratégia de estudo de caso único, de caráter descritivo-analítico, seguindo corte transversal com aproximação longitudinal de cerca de nove anos. Foram feitas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, sendo empregado o método de análise de conteúdo. Foi constatado que a evolução do serviço ocorreu conforme as aprendizagens individuais e de grupo foram sendo delegadas à organização, por meio (i) do desdobramento do serviço em novas modalidades e do ganho de complexidade; (ii) da criação e da ampliação de estruturas; (iii) da criação e do aperfeiçoamento de normas, de procedimentos e de rotinas; e (iv) da criação de um novo sistema que incorporou parte dessas normas, procedimentos e rotinas. Conclui-se que os processos formais de aprendizagem interligaram-se a processos informais, gerando a aprendizagem organizacional mediante institucionalização do conhecimento. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | pt | - |
dc.rights | <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p> | - |
dc.source | Revista ADM.MADE; Vol. 22, No 3 (2018); 54-72 | - |
dc.subject | Administração; Organizações | - |
dc.subject | Aprendizagem organizacional; Institucionalização do conhecimento; Níveis de aprendizagem. | - |
dc.title | Aprendizagem Organizacional e Institucionalização do Conhecimento na Implantação de um Novo Serviço Bancário | - |
dc.coverage | Brasil | - |
dc.coverage | Dados qualitativos | - |
Aparece nas coleções: | Revista Adm Made - UNESA |
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