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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGustavo Tomaz de Almeida; Universidade do Estado de Minas Gerais-
dc.creatorVítor de Jesus Silva Fagundes; Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)-
dc.creatorSimone de Souza Silva; Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)-
dc.creatorLuiz Felipe de Souza Andrade; Centro Universitário de Belo Horizonte-
dc.date2019-04-11-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:09:43Z-
dc.date.available2020-08-13T19:09:43Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/6076-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7357-
dc.descriptionPesquisas mais recentes sobre a sociologia do Marketing apontam o consumo de crédito para além do aspecto utilitário, percebendo-o como um bem social. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é compreender como a organização social do segmento idoso de baixa renda se relaciona com o mercado de consumo de crédito à luz do Marketing, trazendo desdobramentos benéficos e ou prejudiciais. Metodologicamente, se fez uso da observação participante, de relatos em diários de campo, e de entrevistas individuais semiestruturadas com 24 idosos. As evidências foram interpretadas por análise de conteúdo categorial. Como resultados, o que se nota é que a vida social do consumidor influencia ou é influenciada por trajetórias passadas em sua vida, e que a necessidade do idoso ou seu afastamento do mercado de crédito é interligada com diferentes esferas da sua vida. Como implicações, propõe-se que essa interligação é interseccional, isso é, que os idosos compartilham, experimentam e gerenciam desvantagens entrelaçadas. Essa visão oferece várias estratégias para explorar as semelhanças e as diferenças em grupos sociais que experimentam marginalizações que se cruzam. Novos trabalhos intersetoriais podem surgir não só para analisarem as categorias sociais sobrepostas, mas também para fornecer uma análise mais profunda dos processos estruturais que criam e exacerbam a vulnerabilidade do consumidor, considerando os contextos econômicos, sociais, culturais e políticos.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.relationhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/download/6076/47968280-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 23, No 1 (2019); 38-56-
dc.subjectAdministração; Marketing; Consumo; Pesquisas Interpretativisitas.-
dc.subjectConsumo; crédito; idoso; baixa renda; interseccionalidade.-
dc.titleA organização do consumo de crédito à luz do Marketing: um estudo com o segmento idoso de baixa renda-
dc.coverageBrasil, Minas Gerais.-
dc.coverageAno 2018-
dc.coveragepor idade; renda; dados qualitativos.-
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