Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdriano, Nayana de Almeida-
dc.creatorMedeiros, Jislene Trindade-
dc.creatorVasconcelos, Alessandra Carvalho de-
dc.creatorDe Luca, Márcia Martins Mendes-
dc.date2020-08-31-
dc.date.accessioned2020-09-01T08:00:13Z-
dc.date.available2020-09-01T08:00:13Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/649-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7372-
dc.descriptionInvestiga-se a influência da divulgação de despesas com pesquisa e desenvolvimento (P&D) no nível de inovação nas empresas brasileiras listadas na B3. Adicionalmente, foi analisada a influência da governança corporativa na divulgação de despesas com P&D e da divulgação das despesas da empresa com P&D no seu valor de mercado. A amostra reúne todas as 350 empresas listadas na B3 no período de 2015 a 2017. Comoproxypara inovação, utilizou-se o número de patentes registradas pela empresa, de acordo com o websiteEspacenet. Como proxypara governança corporativa, foi utilizada a participação da empresa em um dos níveis diferenciados de governança corporativa. E como proxypara valor de mercado, empregou-se o Q de Tobin. A partir do teste de Mann-Whitney, verificou-se que as empresas que divulgam despesas com P&D apresentam número de patentes e valor de mercado superiores aos das empresas que não as divulgam. Entretanto, os resultados da regressão revelaram que nas empresas da amostra a divulgação de despesas com P&D não influencia o nível de inovação. De acordo com o modelo de regressão logística, evidenciou-se que as empresas participantes dos níveis diferenciados de governança corporativa apresentam maior propensão a divulgar as despesas com P&D, comparativamente àquelas não listadas. Por meio da regressão pelo Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, evidenciou-se que a divulgação de despesas com P&D não impacta o valor da firma. Esses resultados fornecem a reguladores, investidores e intermediários evidências de que nas empresas da amostra a divulgação de despesas com P&D não influencia o nível de inovação, e sugerem que a inovação pode advir não apenas de atividades internas de P&D, ou que as empresas não vêm divulgando essa informação com o nível de qualidade desejável.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formattext/html-
dc.formatapplication/epub+zip-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
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dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/649/html-
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dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/649/450-
dc.rightsDireitos autorais 2020 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 13, n. 2 maio-ago (2020); 193-209-
dc.source1983-8611-
dc.titleDIVULGAÇÃO DE DESPESAS COM P&D VERSUS INOVAÇÃO: UM ESTUDO NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3-
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dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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