Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7379
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSílvia Borges Corrêa; ESPM Rio-
dc.creatorJoão Luiz de Figueiredo Silva; ESPM Rio-
dc.creatorKarine de Almeida Karam; ESPM Rio-
dc.creatorLuciana Lima Guilherme; ESPM Rio-
dc.creatorIsabella Pereira Moreira de Vasconcellos; ESPM Rio-
dc.date2020-12-03-
dc.date.accessioned2020-12-04T08:45:53Z-
dc.date.available2020-12-04T08:45:53Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/9274-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7379-
dc.descriptionImportantes mudanças têm transformado o ambiente em que os museus operam, entre as quais os novos comportamentos do consumidor em função da difusão das tecnologias digitais de comunicação e informação, e a concentração da visitação aos museus em exposições blockbusters. Diante dessas transformações, para os museus impõem-se vários desafios, entre eles o de pensar como ampliar e diversificar seu público frequentador. Este artigo se propõe apresentar questões de fruição cultural e frequência a museus a fim de refletir sobre resultados de pesquisa empírica realizada sobre o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, inaugurado em 1996. A sua arquitetura icônica, criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, rapidamente se tornou um dos símbolos da cidade de Niterói (RJ) e a sua localização atrai muitos visitantes que contemplam a paisagem a partir do pátio externo, mas efetivamente não entram no museu. O survey revelou que penas um em cada três visitantes realmente entra na área interna do museu, os demais ficam na área externa contemplando a paisagem e a arquitetura do prédio. A pesquisa descortinou as percepções, os usos e as apropriações do Museu feitos por frequentadores e não-frequentadores que mostram a importância de pensar as dimensões objetivas e simbólicas da frequência aos museus.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 24, No 2 (2020); 53-64-
dc.subjectAdministração; Sociologia; Estudos do Consumo; Meseologia-
dc.subjectmuseus; frequência a museus; fruição cultural; Museu de Arte Contemporânea de Niterói-
dc.titleFruição cultural e frequência a museus: o caso do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói)-
dc.coverageRio de Janeiro (Estado)-
dc.coverageHistórica-
dc.coveragedados qualitativos e quantitativos (survey com amostra de 401 respondentes)-
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