Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1168
metadata.atena.dc.title: O Futuro bacharel em ciências contábeis possui conhecimentos básicos sobre a DOAR? Um estudo nas instituições de ensino superior da grande Florianópolis
metadata.atena.dc.creator: José Alonso Borba
Luana Lima Merizi
Kamille Simas Ebsen
metadata.atena.dc.subject: Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos; Curso de Ciências Contábeis
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: PENSAR CONTÁBIL
metadata.atena.dc.description: A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR é uma demonstração de caráter financeiro que evidencia como fluíram as entradas e saídas de recursos que provocaram mutações no capital circulante líquido dentro de um exercício social. Por conter importantes informações sobre investimentos e financiamentos de longo prazo, revela uma nítida visão da parte financeira de uma empresa, auxiliando na tomada de decisões. Além de útil na tomada de decisão, sua elaboração e publicação são exigidas pela Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) para empresas de grande porte. Sendo assim, surge a preocupação com a formação do conhecimento dos futuros profissionais da área contábil sobre a referida demonstração. Esta pesquisa demonstra uma visualização básica do conhecimento dos alunos que cursam a última fase do curso de graduação de Ciências Contábeis nas instituições de ensino superior da Grande Florianópolis (UFSC, Unisul, Univali e Barddal) sobre a DOAR. Para tanto foi realizada uma pesquisa de levantamento através de um questionário contendo questões simples que tratam de tópicos específicos sobre a DOAR, como objetivo, estrutura, origens e aplicações de recursos, capital circulante líquido e operações que a constituem. Nesta pesquisa não se procura buscar quais as causas que afetam os resultados obtidos, mas sim, ao se evidenciarem os conhecimentos dos acadêmicos sobre a DOAR, repensar a maneira como esta está sendo tratada na graduação e sugerir a mesma verificação quanto às demais demonstrações contábeis.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1168
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/17
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.