Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1201
metadata.atena.dc.title: A supremacia contábil dos Estados Unidos como aspecto dificultador à harmonização das normas contábeis no âmbito da ALCA
metadata.atena.dc.creator: Fabiano Maury Raupp; UFSC
Ilse Maria Beuren
metadata.atena.dc.subject: Harmonização das Normas Contábeis, ALCA
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: PENSAR CONTÁBIL
metadata.atena.dc.description: Vários são os fatores que justificam a harmonização de normas contábeis internacionais. Contudo, julga-se que isso só será possível a partir de harmonizações regionais, proporcionadas pela formação de blocos econômicos. Neste contexto, a Associação de Livre Comércio da América (ALCA), apesar de ser um bloco econômico em gestação, já apresenta sua relevância enquanto projeto de integração entre os países do continente americano. O sucesso de viabilização da ALCA depende de ajustes entre os países em diversas perspectivas. Trata-se da busca por objetivos comuns, o que inevitavelmente requer a harmonização das normas contábeis dos países-membros. Assim, o artigo aborda a supremacia contábil dos Estados Unidos (EUA) como elemento dificultador na harmonização das normas contábeis no âmbito da ALCA. Para tanto, nesta pesquisa faz-se uma incursão teórica nos fundamentos que sustentam esta temática. Primeiramente, discute-se a necessidade de harmonização das normas contábeis internacionais, bem como o processo de harmonização no âmbito da ALCA. Em seguida, aborda-se alguns organismos envolvidos no desenvolvimento das normas contábeis dos EUA e a sua supremacia contábil como elemento dificultador à harmonização das normas contábeis na ALCA.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1201
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/50
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.